Justiça do Trabalho adere às boas práticas de preservação do meio ambiente
Magistrados, servidores e colaboradores do Tribunal Regional do Trabalho da 14ª Região (Rondônia e Acre) participaram nesta quarta-feira (05) de uma palestra sobre Educação Ambiental e o Gerenciamento de Resíduos Sólidos, com o especialista em Gestão Ambiental, Flávio Morais. O evento marcou as comemorações pelo Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado desde 1972 por diversos países, e parte também das atividades do Programa de responsabilidade ambiental do Regional, o Amanajé ? O Mensageiro da Ecologia.
Na ocasião, Morais destacou a adoção dos chamados 5R's, nas atitudes diárias de "repensar, recusar, reduzir, reutilizar e reciclar" em relação ao meio ambiente. Dentre os exemplos, ele citou o uso das sacolas plásticas de supermercados, onde em alguns estados já não são utilizadas.
Além da palestra, o TRT também colocou em exposição até o próximo dia 07 artesanatos produzidos por cooperativas de coleta seletiva, projetos institucionais, mostra de vídeos ambientais e de fotografias de autoria do artista plástico Ricardo Peres.
Dentre os projetos expostos está o "Olho no Óleo", com a coleta de óleo usado de cozinha para a produção de sabão ecológico, bem como o "2R'S ? Reabilitando pela Reciclagem", desenvolvido pelas apenadas da Penitenciária Feminina de Porto Velho, com a produção artesanal de bolsas e mochilas utilizando-se restos de lona de banners.
O evento foi aberto com a apresentação do Coral 14, que entoou o Hino de Rondônia e as músicas Planeta Azul (Chitãozinho e Xororó), Voa Bicho (Milton Nascimento) e Caminho das Águas (Maria Rita).
Na abertura, o juiz auxiliar da Presidência, Antônio César Coêlho, destacou o advento do Processo Judicial Eletrônico da Justiça do Trabalho (PJe-JT) como significativa contribuição para o meio ambiente. "Segundo nosso levantamento, a economia será de pelo menos 17 toneladas e meia de papel ao ano", revelou.
O magistrado ressaltou ainda a parceria com a Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis de Rua de Porto Velho (Asprovel), a qual recebe os resíduos sólidos para reciclagem.
O presidente da Asprovel, Geraldo Gonzaga, falou com orgulho do papel social e ambiental dos catadores. "A sustentabilidade está nos catadores que batem de porta em porta e contribuem para o nosso planeta", discursou.
Programa Amanajé
Sobre o Programa Amanajé, instituído no Tribunal pela Portaria da Presidência n. 54, de 10/01/2008, o coordenador da Comissão de Coleta Seletiva Solidária do TRT de RO/AC, Héliton Aguiar, lembrou que as ações desenvolvidas vem contribuindo no combate ao desperdício e redução de impactos ambientais.
Dentre as ações implementadas no período estão a troca de copos descartáveis por canetas, a utilização de lixeiras de coleta seletiva, troca por torneiras com dispositivo mecânico de uso ecologicamente correto, coleta seletiva de resíduos sólidos e óleo usado de cozinha, dentre outros.
De acordo com a Diretoria de Serviços de Material e Patrimônio, em 2012 foram utilizadas quase sete mil resmas de papel A4 reciclado, enquanto somente 237 resmas de papel comum foram usados.
Ascom/TRT14 (Luis Alexandre)
Permitida a reprodução mediante citação da fonte ASCOM/TRT14
Siga o Twitter @TRTNoticia (69) 3211 6371 e 9976 1235