Justiça do Trabalho entrega kits escolares a crianças de projetos sociais em Porto Velho/RO

A ação contemplou 264 crianças que moram em áreas de vulnerabilidade social com a entrega dos kits e da Revista Piá que orienta sobre os perigos do trabalho infantil 

A Comissão Regional do Programa de Combate ao Trabalho Infantil de Estímulo à Aprendizagem do Tribunal Regional do Trabalho da 14ª Região (RO/AC) entregou 264 kits escolares a crianças que participam dos projetos assistenciais das entidades beneficentes Grupo Ajudar e Tribo de Zion. Os Kits entregues continham: hidrocor (12 cores), lápis de cor (12 cores), borracha branca,  apontador, tesoura, lápis preto (3 und), cola, régua e caderno brochura. 

As crianças atendidas residem nos bairros Airton Senna, Floresta, Morar Melhor e Ulisses Guimarães, além de comunidades dos municípios de Candeias do Jamari e a Agrovila (AM). Foram entregues, juntamente com o kit, a Revista “Piá”, de autoria da juíza do trabalho, Christiana D’arc de Castro, titular da Vara do Trabalho de Plácido de Castro (AC). A publicação aborda questões relacionadas aos direitos humanos e direitos fundamentais nas relações de trabalho com as crianças.

Um dos principais pontos da ação foi orientar acerca dos perigos que envolvem o trabalho infantil e esclarecer para o público participante sobre os direitos fundamentais de crianças e adolescentes de maneira leve e acessível. Os kits foram distribuídos pelas integrantes da Comissão Regional, as juízas do Trabalho Daniele Adriana Stanislowski e Soneane Raquel Dias Loura, que visitaram os projetos na primeira quinzena de fevereiro. 

A Associação Tribo Zion foi criada com a finalidade de ajudar crianças em situação de vulnerabilidade incentivando a prática esportiva e oferecendo atividades que os afastem  da criminalidade e do uso de drogas. O projeto é conduzido pelo policial militar Rodrigo dos Reis, com a parceria de outros integrantes do projeto. Segundo ele, o projeto atende crianças de quatro comunidades carentes. Além das artes marciais, as crianças aprendem nas aulas sobre disciplina, foco e respeito. O projeto também incentiva as crianças a participarem de campeonatos como JGomes, Copa Kids e brasileiro, com previsão de ocorrer entre os meses de maio e junho.

Já o Grupo Ajudar, que tem como uma das organizadoras Edvaneide Nunes, desenvolve ações para atender pessoas em situação de vulnerabilidade social com campanhas frequentes de doação de alimentos, projetos de oficinas de leitura, atividades esportivas, entre outras. 

De acordo com a coordenadora da comissão e presidente do TRT-14 (RO/AC), a desembargadora Maria Cesarineide de Souza, parte do público que recebeu os kits escolares participam de atividades desenvolvidas pelas duas instituições parceiras. “São instituições que realizam diversas ações em prol de comunidades carentes”, citou. 

A juíza do trabalho Daniele Adriana Stanislowski destacou o relato do professor de jiu jitsu que afirmou a importância do projeto para crianças que passaram por traumas. “Uma menina de apenas 7 anos, que sofreu abuso sexual por parte do padrasto, chegou a tribo com traumas psicólogos e rejeição ao toque. O trabalho foi tão importante que ela superou o trauma e alcançou o 2º lugar na Copa kids”, afirmou.

A Comissão Regional do Programa de Combate ao Trabalho Infantil e de Estímulo à Aprendizagem é coordenada pela presidente do TRT-14, desembargadora Maria Cesarineide de Souza Lima, e tem como parte de sua composição também a juíza do Trabalho Fernanda Simões Cavalcante Maenishi.

 


Secom/TRT14 (Munique Furtado)

Esta matéria tem caráter informativo, sem cunho oficial.

É permitida a reprodução mediante citação da fonte.

Compartilhar este post