Justiça do Trabalho homenageia leitores mais assíduos no Dia Mundial do Livro

Em alusão ao Dia Mundial do Livro e dos Direitos Autorais, comemorado na terça-feira (23), a  Biblioteca Pública Valentin Carrion, instalada no edifício-sede do Tribunal Regional do Trabalho da 14ª Região (Rondônia e Acre), homenageou os seus leitores mais assíduos com exemplares da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), que completa 70 anos de criação no dia 1º de maio.
 
Com a participação de magistrados, servidores e usuários, a programação especial foi aberta pelo vice-presidente do TRT, desembargador Francisco José Pinheiro Cruz, que destacou a data instituída pela Unesco no ano de 1995 em homenagem a grandes escritores que nasceram e morreram nesta data, mesmo que em anos diferentes, tais como Miguel de Cervantes, William Shakespeare e Josep Pla.
 
Aliado às comemorações da CLT, onde alguns exemplares foram sorteados entre os presentes, Francisco Cruz enfatizou a importância da legislação para a vida dos brasileiros e magistrados trabalhistas. "É um livro de cabeceira", afirmou.
 
"Eu mesmo utilizei várias vezes os serviços da biblioteca antes de atuar na Justiça do Trabalho", revelou o desembargador referindo-se ao acervo especializado.
 
Foram homenageados os quatro leitores mais assíduos, conforme dados de empréstimos do Sistema de Automação de Bibliotecas (Siabi), sendo eles: Maria Lana Rodrigues de Oliveira, Soneane Raquel Dias Loura, Antônio Cláudio Botelho Soares e Ricardo Silva Coelho.
 
A mais atuante, Maria Lana, se diz emocionada. "Eu não esperava que as minhas visitas e empréstimos de livros me renderia essa premiação", declarou.
 
Na ocasião, o juiz Substituto da 4ª Vara do Trabalho de Porto Velho, Maximiliano Pereira de Carvalho, fez a doação da obra "Direitos Humanos e Direito do Trabalho", uma coletânea de artigos organizada por Lorena de Mello Rezende e Rúbia Zanotelli de Alvarenga, e que traz, inclusive, um artigo de autoria do magistrado, intitulado "O papel do Poder Judiciário na pós-modernidade".
 
"O gesto visa atrair as pessoas para dentro da Biblioteca e até mesmo do ponto de vista digital, já que a internet possibilita o acesso ao livro de qualquer lugar do mundo", explicou Maximiliano.
 
Para o presidente da Comissão Permanente de Acervo Bibliográfico (CPAB), o juiz do Trabalho Shikou Sadahiro, o foco da Biblioteca Valentin Carrion está justamente na democratização do conhecimento. "Temos essa consciência que o livro exerce um papel muito importante na disseminação do conhecimento. Portanto, esse acesso é primordial para a capacitação e crescimento de vida do cidadão", salientou.
 
Na dura caminhada em preparação ao concurso público para juiz do trabalho, a analista judiciário do TRT da 14ª Região, Soneane Raquel, revela que a biblioteca pública do TRT tem sido uma grande aliada nos estudos. "A gente tem total apoio e liberdade para contar com a biblioteca que tem um acervo completo e atual da Justiça do Trabalho", confirmou.
 
Ainda durante o evento, o servidor Manuel Alves fez a leitura da poesia "Sonhos" de sua autoria e na sequência a servidora Glória Dore proclamou a poesia "O Livro", escrito pela também servidora Ivelize Pequeno (clique e leia).
 
Também foi distribuído um folder produzido pela Fundação Biblioteca Nacional do Ministério da Cultura com informações sobre direitos autorais, ISBN (sistema internacional de identificação numérica dos livros) e Depósito Legal, que trata da remessa ao acervo da Biblioteca Nacional de pelo menos um exemplar de todas as publicações bibliográficas e musicais produzidas em território brasileiro.
 
Sob a regência da maestrina Sabrine Sena, o Coral 14 fechou a programação com a interpretação das músicas "Caderno", "Ao que vai chegar" e "Aquarela", do compositor Toquinho.
 
Acesso digital
 
É possível ao usuário externo consultar, por meio do endereço eletrônico www.trt14.jus.br, a base referencial do material bibliográfico existente no acervo. De acordo com a bibliotecária do TRT, Dárcia Marinho, pode-se fazer pesquisas rápidas ou avançadas por autor e assunto.
 
Ela explica que na base de dados local pode-se acessar a íntegra de livros e periódicos jurídicos de editoras especializadas.
 
Especializada na área jurídica, com ênfase no direito do trabalho, o fundo documental da Biblioteca é constituído, na sua maior parte por monografias e publicações periódicas disponíveis em regime de livre acesso. Inclui obras literárias, vídeos jurídicos, educativos e de entretenimento.
 
Ascom/TRT14 (Luis Alexandre)
Permitida a reprodução mediante citação da fonte ASCOM/TRT14
Siga: @TRTNoticia | facebook.com/TRT14
(69) 3211 6371 e 9976 1235

Compartilhar este post