Justiça do Trabalho Itinerante e programa Justiça e Cidadania comemoram 18 anos de história no TRT14

FOTO MOSAICO COM GRAVAÇÃO DE PROGRAMA E ÓNIBUS ANTIGO DA ITINERANTE

No dia 11 de maio, a Justiça do Trabalho de Rondônia e Acre lembra duas datas importantes na história do Regional. No ano de 2002 foram inaugurados dois projetos, o programa de televisão Justiça e Cidadania e Justiça do Trabalho Itinerante, à época sobre rodas. 

Ao longo deste período foram gravados mais de 600 programas, com centenas de reportagens, enquetes nas ruas e entrevista no estúdio. Agora em tempos de pandemia a produção do programa teve que se reinventar, está sendo gravado ao vivo pelo canal do Instagram do TRT, que depois passa por edição e finalização.

Vara Itinerante

Na época de sua implantação, as dificuldades de acesso foram um dos principais desafios a serem vencidos pela equipe de servidores, pois o Trabalho Itinerante era prestado sobre rodas, em um ônibus usado e doado pelo Tribunal Superior do Trabalho - TST, e adaptado inteiramente pelos servidores da casa, com sala de audiência refrigerada, que por muitos anos atendeu às demandas, foram mais de 90 mil quilômetros percorridos entre cidades, distritos e vilas em Rondônia e Acre.

A Justiça de lá até hoje foi se modernizando e continua atendendo 100% da população, quer por terra, ar ou água, levando cidadania a quem tanto precisa no cumprimento da missão institucional.

De acordo com a Secretaria Judiciária de 1⁰ Grau, nos últimos dez anos da atividade itinerante foram contabilizados mais de 13 mil atendimentos, que resultou na realização de mais de 4,7 mil reclamações a termo, o que comprova que a iniciativa do Regional promove o acesso da população à justiça.

A prestação jurisdicional realizada pela Vara do Trabalho Itinerante ao longo dos anos, e os resultados obtidos, só foram possíveis devido à dedicação, comprometimento e esforço de magistrados e servidores das varas do Tribunal, que se deslocaram às localidades mais longínquas, muitas vezes com dificuldades de acesso, por estradas de chão, por vezes utilizando barcos e aviões bimotor para conseguirem prestar atendimentos às comunidades locais, como: orientações sobre direitos trabalhistas, palestras, divulgando os serviços da Justiça do Trabalho, realizando atermações e audiências. Desta forma atingindo a missão institucional, que é a realização da Justiça, no âmbito das relações de trabalho, com celeridade e efetividade, promovendo a paz social e o fortalecimento da cidadania.

E na mesma data, o Programa Justiça e Cidadania também era inaugurado, pelo então presidente do Tribunal, desembargador Vulmar de Araújo Coêlho Junior. Um projeto desafiador à época que ao longo do tempo registrou centenas de reportagens, entrevistas e informações. Em sua história, passaram Ministros de Cortes Superiores, Corregedores Gerais da Justiça do Trabalho, Presidentes de Tribunais, procuradores, além de profissionais das mais diversas áreas de atuação, com temas diversos, sempre pautado no interesse social e na promoção do exercício pleno da cidadania. Foi reconhecido por duas vezes na Assembleia Legislativa de Rondônia e também pela Câmara dos Vereadores de Porto Velho com destaque pela sua relevância social.

Pela bancada de apresentação passaram algumas pessoas que também fizeram ou fazem parte da equipe de comunicação do Regional, como Alberto Alves, Jorge Batista, Abdoral Oliveira, Luiz Alexandre e Celso Gomes. Para a produção do programa e reportagens, foi fundamental o auxílio e participação dos estagiários de jornalismo.

A todos que marcaram a história do tribunal através do esforço no trabalho itinerante ou na repercussão de notícias pelo Justiça e Cidadania, os nossos parabéns, pois o TRT14 continua empenhado a levar a justiça até a população.


Secom/TRT14 (Mirna Carolina | Luiz Alexandre)

Esta matéria tem caráter informativo, sem cunho oficial

É permitida a reprodução mediante citação da fonte

Compartilhar este post