Oficiais de Justiça do TRT14 participam do Curso de Direção Defensiva em Porto Velho

 
No período de 18 a 20 de abril de 2016 os Oficiais de Justiça Avaliadores que atuam na Justiça do Trabalho nos estados de Rondônia e Acre, participaram de Curso de Direção Defensiva em Porto Velho. O curso oferecido pela Escola Judicial do Tribunal, ministrado pelo Sest-Senat, propiciou aos oficiais de justiça orientações técnicas de como evitar acidentes, vez que estão constantemente em diligências, trabalhos externos, que na maioria das vezes exige-se "perícia" na direção do veículo, imprescindível para o êxito de sua missão que é dar fiel andamento ao processo trabalhista.
 
Durante o curso, foram abordados as regras gerais de circulação e conduta de cada pessoa, destacando-se algumas regras como não bater em traseira, distância de segurança, distância de segmento, distância de reação, distância de frenagem e conduta de cada condutor.
 
O instrutor, Edmar Antunes Luz, enfatizou que o trânsito é feito por pessoas, e exige um comportamento, uma atitude para evitar um possível acidente. "O que a gente faz em sala de aula é tentar conscientizar a todos de uma mudança de atitude, uma mudança de comportamento, porque muitas vezes por uma necessidade de tempo, com a pressa o condutor acaba cometendo erros que não deveriam ter cometido", ressaltou Luz, que atua como instrutor há 21 anos.
 
Para a oficiala de justiça de Rolim de Moura,  Francine Queiroz, as orientações repassadas no curso foram bastante importantes, principalmente com relação a conscientização e regras. "Faz tempo que já tiramos a habilitação, a gente acaba esquecendo alguma regrinha ou outra, assim dá para você dar uma repensada, nas atitudes do dia a dia, na correria que acabamos cometendo, um errinho ou outro no trânsito."
 
Oficial de justiça em Porto Velho, José Vagner Amorim, considera o trânsito da capital, um dos mais violentos do Brasil, o que torna a atuação dos oficiais de justiça mais sujeita ao risco. "Esse curso nos mostra que a gente tem condições de aprender a evitar um acidente, e ser um motorista mais defensivo, mais preventivo. É um momento de reflexão, para pensamento e aprendizado, então com certeza vai nos ajudar no nosso dia a dia na prática do nosso trabalho."
 
De acordo com a técnica, responsável pelo setor pedagógico do do Senat, Francisca Paiva, o curso de direção defensiva é o foco principal dos vários órgãos,  a orientação dos condutores quanto a postura em relação ao trânsito, como é o caso específico do Tribunal do Trabalho. "O foco do curso é esse, como eu devo me portar com relação ao trânsito e as situações adversas que ele apresenta diariamente, conclui Francisca.
 
 
ASCOM/TRT14 (Alberto Alves)
Permitida a reprodução mediante citação da fonte ASCOM/TRT14
Siga o Twitter @TRTNoticia - (69) 3218 6371 (novo)

Compartilhar este post