Plano de Logística Sustentável é implantado na Justiça do Trabalho de RO e AC

 
A Justiça do Trabalho nos estados de Rondônia e Acre instituiu, por meio da Resolução Administrativa TRT14 nº 101, de 17 de outubro de 2016, o Plano de Logística Sustentável (PLS-Jud/TRT14), alinhado ao Planejamento Estratégico Participativo 2015-2020.
 
O Plano visa fortalecer as práticas socioambientais, por meio da eleição de indicadores próprios, metas, plano de ação e prazos para a execução, com o objetivo de aprimorar e reforçar uma cultura sustentável já adotada pelo Regional e estabelecer um consumo mais eficiente e racional dos recursos disponíveis.
 
Organizado e elaborado pela Equipe de Trabalho composta pelos Servidores João Bosco Machado de Miranda, Ariel Rodrigues dos Santos, Evellyn Izumi de Camargo e Weslei Maycon, o PLS-Jud/TRT14 contempla a consolidação de bens, materiais e serviços do TRT14, com a identificação dos itens nos quais foram inseridos critérios de sustentabilidade quando de sua aquisição, práticas de sustentabilidade, racionalização e consumo consciente de materiais e serviços, responsabilidades, metodologia de implementação, avaliação e monitoramento dos dados, além das ações de divulgação, sensibilização e capacitação realizadas pelo Regional.
 
De acordo com o Presidente do Tribunal, Desembargador Francisco José Pinheiro da Cruz, a implantação do Plano proporcionará vários benefícios. "As estratégias definidas irão impactar positivamente na qualidade de vida do corpo funcional, no controle e uso racional dos materiais de consumo, nas aquisições e contratações do TRT da 14ª Região, com a inserção dos critérios de sustentabilidade nas licitações, economia nas contas de água e energia, telefonia, entre outros".
 
Destacou, ainda, que para a maior efetividade do Plano, as metas e objetivos serão também avaliadas por ocasião das Reuniões de Análise Estratégica (RAE's), realizadas trimestralmente no âmbito do Regional. 
O Regional vem se destacando, desde 2007, por meio da adoção políticas e medidas para se tornar uma organização pública sustentável. Foi nesse sentido que, em meados de 2007, com base na Recomendação CNJ nº 11, de 22 de maio de 2007, o Regional instituiu o Programa Amanajé TRT14 - Mensageiro da Ecologia, que gerenciou, até o presente momento, a política de sustentabilidade do Regional.
 
Desde então, o Tribunal vem desenvolvendo várias iniciativas que buscam alcançar, de forma efetiva, o aprimoramento das políticas e ações voltadas à otimização da utilização dos recursos, com destaque para a Coleta Seletiva, adoção de Sistemas como o Pje e Proad, além de campanhas educativas e de sensibilização direcionada aos Magistrados e Servidores, medidas que caminham em consonância com as diretrizes nacionais do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT).
 
O monitoramento, avaliação e revisão do PLS-Jud/TRT14 deverão ser realizados pela Comissão de Responsabilidade Socioambiental, instituída pela Resolução Administrativa TRT14 nº 103/2013, tendo como unidade responsável pela consolidação dos dados a Assessoria de Planejamento e Desenvolvimento Institucional, conforme Resolução Administrativa TRT14 nº 101, de 17 de outubro de 2016, que aprovou o  PLS-Jud/TRT14. 
 
Ascom/TRT14 
Esta matéria tem caráter informativo, sem cunho oficial
É permitida a reprodução mediante citação da fonte

Compartilhar este post