Pleno aprova normas gerais para a implantação do SIGEST na 14ª Região
O Pleno aprovou, no último dia 28 de maio em sessão administrativa, as normas gerais do Tribunal Regional do Trabalho da 14ª Região para a implantação do Sistema de Gestão Estratégica - SIGEST, por meio da Resolução Administrativa 049, publicada no Diário Eletrônico da JT do dia 31 de maio de 2013.
O novo modelo de gestão se baseia nos seguintes direcionadores estratégicos: alinhamento da estratégia institucional com o planejamento estratégico da Justiça do Trabalho e as normas do Conselho Nacional de Justiça e Conselho Superior da Justiça do Trabalho, o incentivo ao desenvolvimento e gestão de pessoas, gestão do conhecimento, com foco em resultados, competências, comunicação interna e externa da estratégia aprovada pelo Tribunal e, ainda, o fomento às boas práticas de gestão e à utilização do Escritório de Projetos.
A gestão é complementada com o desdobramento da estratégia até o nível operacional, e fomento à correição participativa e ao processo administrativo eletrônico; monitoramento do desempenho por intermédio das Reuniões de Análise da Estratégia (RAE), precedida de reuniões setoriais; elaboração e controle de projetos e planos de ação para o alcance das metas; e revisão das ações de metas não alcançadas, visando seu objetivo.
Segundo o presidente do Tribunal e gestor de metas, Ilson Pequeno Junior, a Assessoria de Planejamento e Desenvolvimento Institucional atuará no suporte técnico, visando à implementação e desdobramento do planejamento estratégico em todas as áreas internas de gerenciamento de projetos, otimização de processos de trabalho, acompanhamento de indicadores para a gestão da informação e de estudos para reestruturação organizacional e funcional de unidades administrativas e judiciárias.
As ações contarão sempre com auxílio técnico-científico dos Departamentos de Gestão Estratégica do Conselho Nacional de Justiça, do Conselho Superior da Justiça do Trabalho e do Ministério do Planejamento Orçamento e Gestão, por meio da parceria mantida com o programa Gespública.
Pequeno Junior ressaltou que caberá aos gestores das unidades administrativas e judiciárias alimentar e atualizar periodicamente as informações no SIGEST, observados os critérios, prazos, condições e as normas internas que venham a disciplinar a matéria.
Nesse sentido, de acordo ainda com o desembargador, é recomendado às unidades que atualizem os seus dados até o próximo dia 7 de junho, para que os resultados dos primeiros meses deste ano sejam avaliados na próxima Reunião de Análise da Estratégia (RAE), que será realizada com base nos dados do sistema. A partir de julho, o prazo para a inserção dos dados no sistema será até o 5º dia útil de cada mês, quando a mensuração for mensal; até o 5º dia útil de cada bimestre, quando a mensuração for bimestral; e assim sucessivamente.
Após a revisão técnica, o planejamento estratégico do Regional ficou estruturado em onze Objetivos Estratégicos, distribuídos em oito temas e mensurados por trinta e nove indicadores de desempenho, com metas estabelecidas para até o final de 2014, quando iniciará novo ciclo de Planejamento Estratégico por mais 5 anos (2015/2019).
Ascom/TRT14 (Celso Gomes com colaboração de Marinaldo Vaz) - Foto:Arquivo
Permitida a reprodução mediante citação da fonte ASCOM/TRT14
Siga o Twitter @TRTNoticia (69) 3211-6371
(Atualizada em 4/5/2013, às 8h55m)