Pleno e 2ª Turma do TRT de RO/AC realizam primeira sessão por meio de videoconferência

A ausência de um dos membros do Tribunal Pleno e da 2ª Turma do Tribunal Regional do Trabalho da 14ª Região não foi barreira para a realização das respectivas sessões nesta quinta-feira (12). Pela primeira vez, o TRT utilizou o sistema de videoconferência para garantir a participação do vice-presidente, o desembargador Francisco Cruz, que estava em atividade correicional na Vara do Trabalho de Cacoal, a 530 km da capital Porto Velho.

Pela 2ª Turma, foram julgados 32 processos físicos e 11 Processos Judiciais Eletrônicos. Outros 10 PJe's também estiveram na pauta do Tribunal Pleno. Nas duas ocasiões, o mecanismo à disposição do TRT permitiu a participação do desembargador nos julgamentos.

Na abertura da Sessão do Pleno, o presidente do TRT, desembargador Ilson Pequeno, destacou o momento histórico para a Justiça do Trabalho em Rondônia e Acre. "Essa situação é inédita em todo país, onde estamos garantindo a entrega da prestação jurisdicional de forma célere", enfatizou.

Francisco Cruz, vice-presidente, ressaltou a importância do sistema para a
agilidade processual. "Esses mecanismos permitem que o julgamento seja realizado de modo mais célere e não seria necessário esperar uma oportunidade em que eu estivesse em Porto Velho, isso ajuda a celeridade do julgamento", afirmou.

"A sessão realizada dessa forma vem permitir de uma forma mais rápida que o resultado dos processos postos a julgamento sejam entregues aos jurisdicionados sem necessidade de aguardar o retorno, que só vai ocorrer daqui a duas semanas. Então isso é realmente um avanço para o trabalhador e para a parte já significa algo de positivo. Quanto antes ele receber a prestação jurisdicional, melhor" conclui Cruz.

A desembargadora Vania Abensur, presidente da 2ª Turma, falou que a sessão com a participação do desembargador por vídeoconferência evitou a designação de uma nova data. "A realização da audiência por esse método é inovador e mais uma alternativa para garantir a nossa celeridade e mecanismos na 14ª região", completou
.

Amanda Fernandes Ferreira Broecker, procuradora do trabalho, participou da primeira sessão através de videoconferência e declarou que "a iniciativa demonstra a preocupação com a celeridade, com o respeito ao jurisdicionado para que a sociedade possa receber a decisão do tribunal de forma mais rápida em respeito a Constituição".

Ascom/TRT14 (Alberto Alves e Luiz Alexandre)
Permitida a reprodução mediante citação da fonte ASCOM/TRT14
Siga o Twitter @TRTNoticia   (69) 3211 6371 -  9976-1235

Compartilhar este post