Prêmio "TRT em Destaque" amplia critérios e busca justiça na distribuição de trabalho

Notícia em Áudio
Reformulação do prêmio inclui ainda inclusão de PcDs e solução de conflitos.
A Corregedoria-Geral da Justiça do Trabalho (CGJT) anunciou a reformulação do Prêmio "TRT em Destaque". A premiação busca reconhecer a excelência dos Tribunais Regionais do Trabalho (TRTs) não apenas pela produtividade, mas também pela equidade e inovação. Em sintonia com as transformações do Poder Judiciário, que visa otimizar a prestação jurisdicional e as condições de trabalho, O Ato nº 29/GCGJT, amplia os critérios de avaliação, incluindo a distribuição justa de trabalho, a inclusão de pessoas com deficiência (PcDs) e a efetividade na solução de demandas.
O prêmio incorpora três novas categorias:
TRT Destaque em equalização de trabalho no 1º Grau: premia TRTs que melhor distribuíram os processos entre suas Varas do Trabalho, reduzindo a concentração de casos e promovendo maior equidade na carga de trabalho.
Vara destaque regional em solução de mérito: reconhece as Varas do Trabalho que apresentam maior índice de solução de mérito, considerando critérios que asseguram condições isonômicas de concorrência.
Núcleo de Justiça 4.0 destaque nacional em solução de mérito: valoriza os Núcleos de Justiça 4.0, que têm um papel essencial na atuação cooperativa entre unidades judiciais e na implementação de políticas nacionais para equalização do trabalho.
Outra mudança significativa é a avaliação semestral dos indicadores. A apuração permite um acompanhamento mais ágil do desempenho dos Tribunais e de suas unidades. Essa abordagem demonstra o compromisso da Justiça do Trabalho com a prestação de um serviço mais justo e inclusivo, além de produtivo. A íntegra do Ato 29/GCGJT está disponível para consulta.
Secom/TRT-14 (Yonara Werri | Foto: CSJT)
Esta matéria tem caráter informativo, sem cunho oficial.
É permitida a reprodução mediante citação da fonte.