TRT-14 (RO/AC) aprimora o uso do tradutor VLibras no portal corporativo

O programa permite a tradução simultânea de textos disponíveis no portal da Justiça do Trabalho

O programa permite a tradução simultânea de textos disponíveis no portal da Justiça do Trabalho 

O site do Tribunal Regional do Trabalho da 14ª Região (RO/AC) melhorou a acessibilidade para pessoas que se comunicam por meio da Língua Brasileira de Sinais - Libras. Antes, era necessário que o usuário instalasse uma extensão em seu navegador, ou o software do VLibras em sua máquina, mas agora a utilização da ferramenta independe dessas instalações para estar disponível. Para acionar a ferramenta no portal do TRT-14, o usuário deve clicar sobre o ícone das mãos na margem direita da página e selecionar o texto que deseja traduzir.

O VLibras permite a tradução dos conteúdos de textos publicados no Portal para a Língua Brasileira de Sinais, em tempo real. Com um clique, ele já traduz o texto para Libras utilizando a imagem de um avatar. Há três opções de personagens para escolher: um homem, uma mulher e uma criança. Outras configurações podem ser personalizadas pelo próprio usuário, tais como a transparência, velocidade da tradução e até o “Regionalismo” - variações linguísticas de acordo com o estado da Federação. 

Os surdos enfrentam bastante dificuldade para ler, escrever e se comunicar na língua oral do seu país. Dessa forma, para tentar reduzir esses problemas, o implemento dessa ferramenta torna o website mais acessível às pessoas surdas. 

O tradutor VLibras é resultado de uma parceria entre o Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (MP), por meio da Secretaria de Tecnologia da Informação (STI) e a Universidade Federal da Paraíba (UFPB), e consiste em um conjunto de ferramentas computacionais de código aberto, responsável por traduzir conteúdos digitais (texto, áudio e vídeo) para a Língua Brasileira de Sinais - Libras, tornando computadores, dispositivos móveis e plataformas Web acessíveis para pessoas surdas.


Secom/TRT14 (Com informações de Iuri Tadeu)

Esta matéria tem caráter informativo, sem cunho oficial.

É permitida a reprodução mediante citação da fonte.

Compartilhar este post