TRT conclui primeira fase de implantação do Projeto de Gestão por Competência
Com a aprovação de 109 matrizes de competências, durante reunião realizada no último dia 12, o Tribunal Regional do Trabalho da 14ª Região finalizou a primeira fase de implantação do Projeto de Gestão por Competência, que consiste no mapeamento das funções de natureza gerencial disponíveis na Justiça do Trabalho nos estados de Rondônia e Acre.
O presidente do TRT14, desembargador Ilson Pequeno, foi quem homologou as matrizes junto aos gestores do Comitê responsável pelo Projeto. "A gestão por competências é um dos objetivos estruturantes da gestão, no sentido de conduzir os colaboradores para atingirem as metas e os objetivos da organização, mediante as suas competências técnicas e comportamentais", reforçou o desembargador.
De acordo com o secretário de Gestão de Pessoas do Tribunal, Frank Luz, a partir de agora a fase 2 irá trabalhar a avaliação dos servidores que ocupam as funções gerenciais delineadas no projeto. "Até final de setembro concluiremos esta fase", informou.
Na sequência, está prevista a construção dos Planos Individuais de Capacitação e, na quarta e última fase, a do Programa de Desenvolvimento Gerencial, com previsão de conclusão até setembro deste ano.
Como parte do Projeto, o TRT14 publicou em 2013 14 editais de seleção e remoção por competências. Em 2014, já foram oito lançados.
Sobre a Gestão por Competência
O projeto está alinhado ao Planejamento Estratégico Participativo ¿ PEP 2009/2014, aprovado pelas Resoluções Administrativas n. 086, 116/2009 e 034/2011, tendo como objetivo estratégico: estimular as pessoas para desenvolverem e utilizarem seu pleno potencial em alinhamento com as estratégias da instituição, de forma a capacitar, desenvolver competências, avaliar e gerenciar o desempenho das pessoas, bem como estabelecer critérios objetivos para lotação dos servidores nas unidades.
A implantação da gestão por competência, além de atender as orientações do Conselho
Superior da Justiça do Trabalho, é necessidade premente da organização, cujos métodos, sistemas e execução do projeto, permitirão traçar o perfil ideal dos servidores para cada posto de trabalho e identificar as lacunas existentes, servindo de base para a elaboração de um plano de desenvolvimento das competências necessárias para o melhor desempenho profissional e organizacional.
Ascom/TRT14 (Luiz Alexandre)
Permitida a reprodução mediante citação da fonte ASCOM/TRT14
Siga o Twitter @TRTNoticia - (69) 3211 6371