Vilhena entra na era do processo judicial eletrônico da Justiça do Trabalho
O Processo Judicial Eletrônico foi implantado sexta-feira (19) na Vara do Trabalho de Vilhena, região do Cone Sul de Rondônia. Agora os processos novos somente poderão ser registrados e acompanhados por meio eletrônico.
O ato de implantação contou com a presença do vice-presidente do Tribunal , desembargador Francisco José Pinheiro Cruz, o desembargador Carlos Augusto Gomes Lôbo, coordenador-geral do Comitê Gestor do Pje na 14ª Região, juízes e advogados, em especial um dos mais antigos advogados da região Charlton Grabner, que registrou a primeira petição pelo novo sistema processual.
O desembargador Francisco José Pinheiro Cruz, vice-presidente, falou em nome do Regional e ressaltou o novo momento que as Varas do Trabalho começam a viver, com a modernização da Justiça e suporte na área de tecnologia da informação.
Pinheiro Cruz disse ainda que o Tribunal está implantando o Pje gradativamente nas Varas, bem como capacitando por meio de treinamento juízes, advogados, procuradores do trabalho e os próprios servidores das unidades judiciárias, além de incentivar o cadastramento de todos para obtenção da certificação digital perante à Caixa Econômica Federal.
Advogado e a evolução tecnológica
Com o registro da primeira petição eletrônica, o advogado Charlton Grabner, com mais de 27 anos de militância na área trabalhista, inaugurou o novo sistema na Vara do Trabalho de Vilhena, e em menos de dois minutos o processo eletrônico n. 10001.43.2013.5.14.0141 teve a audiência designada para às 8h30 do dia 26 de abril de 2013.
O advogado Grabner destacou na ocasião que:"é um momento particularmente muito importante, pois há quase três décadas minhas petições eram feitas em máquinas de escrever manual, depois na elétrica, evoluímos para os computadores 486 e até que chegamos ao processo eletrônico, totalmente sem papel, esta é a prova que nós advogados precisamos acompanhar a evolução do mundo do trabalho e da Justiça do Trabalho".
O juiz do trabalho André Sousa Pereira, titular da VT de Vilhena, entende que o ato de implantação do PJe é um momento de mudança de mentalidade e isso também reflete na própria academia. "Hoje as faculdades têm debatido sobre as tecnologias no mundo do trabalho, e, em especial na advocacia. Uma realidade, uma nova cultura que não há volta. A tecnologia à serviço da Justiça Social", disse Pereira.
Para o desembargador Carlos Augusto Gomes Lôbo, coordenador geral do Comitê Gestor Regional do PJe-JT, Vilhena a partir de agora vive um novo momento e é a mais nova Unidade do TRT com o sistema. O PJe-JT funciona normalmente nas Varas do Trabalho de Ouro preto do Oeste, Jaru e Ariquemes, em Rondônia e no Acre nas quatro Varas de Rio Branco.
Lôbo destacou que ainda este ano o PJe será implantado nas oito Varas do Trabalho Porto Velho, na VT de Cacoal e nas duas Varas de Ji-Paraná, interior de Rondônia.
A etapa de implantação foi precedida de treinamentos no período de 8 a 12 de de abril, com a participação do juiz Andre Sousa Pereira e a equipe de servidores. Os treinamentos foram ministrados pela equipe da Secretaria de Tecnologia da Informação do TRT e pelo sub-coordenador do PJe/TRT14, juiz Antonio César Coelho.
Os servidores Grasiely da Rocha, Márcio Prado Oliveira, Marta Ernesta da Silva, Valdemar Gomes da Silva, Werquisirlei Rodrigues Cardoso, Zanny César Gonzaga, Aldrovando Onofre, Jurandir Praxedes e os estagiários Marlon Antônio Pastro e Silvana Pereira do Nascimento acompanharam o ato de implantação.
70 anos da CLT
O desembargador Francisco Cruz, lembrou no encerramento, as comemorações dos 70 anos da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), e convidou os advogados e operadores do direito para os Seminários sobre o tema que acontecerão dia 2 de maio em Rio Branco na sede da OAB e no dia 3 de maio em Porto Velho, na sede da OAB e no auditório da Uniron, no Porto Velho Shopping. O evento é uma parceria do TRT da 14ª Região com a OAB, Amatra14, MPT e ABRAT - Associação Brasileira dos Advogados Trabalhistas.