1ª Vara do Trabalho de Ji-Paraná comemora 30 anos de instalação

 
O juiz do trabalho Osmar João Barneze é o atual titular unidade trabalhista, e o juiz do trabalho substituto Augusto Nascimento Carige está auxiliando nos trabalhos na vara, que atualmente conta com os servidores:  Tama Mendes Ohira (diretora), Aline Pinheiro Rios, Edna Torres Gomes Lorga, Genésio Oliveira Barros; Tânia Cristina de Lima, Valter Sebastião dos Santos, Marcelo Jacques e os estagiários  Pedro Gabriel dos Santos Trindade e Rodrigo da Silva Miranda.
 
Na sexta-feira (14/4) a Justiça do Trabalho comemorou 30 anos de atuação na região central de Rondônia, com a instalação no dia 14 de abril de 1987, da então 1ª Junta de Conciliação e Julgamento (JCJ) do município de Ji-Paraná, hoje 1ª Vara do Trabalho.
 
Criada pela Lei nº 7.522, de 17 de julho de 1986, a instalação da JCJ, ocorreu na gestão do presidente do Tribunal Regional da 14ª Região, desembargador Oswaldo de Almeida Moura e foi parte do processo que visava garantir o acesso à justiça a todos os brasileiros, sua jurisdição à  época abrangia o município sede e os municípios de Ouro Preto do Oeste, Presidente Médici e Jaru. 
 
O desembargador Vulmar de Araújo Coêlho Junior foi o primeiro juiz titular, sendo que os primeiros servidores a atuarem na unidade foram: José Ciro Torres Neto, Tama Mendes Ohira de Rossi, Luiz Antônio da Conceição, Raimundo Sueldo da Costa e Ivone Teixeira. A realização da primeira audiência no dia 29 de abril de 1987 entre as partes: Valdir Máximo, reclamante e Indústria Triângulo de Rondônia, reclamado nos autos nº 001/87, marcou o inicio de uma nova fase da Justiça do Trabalho em Rondônia.
 
Inauguração da sede própria da 1ª Vara do Trabalho de Ji-Paraná - Desembargadora doTrabalho, Vania Maria da Rocha Abensur, (centro) acompanhada pelas servidoras Magna Regina, Maria Alice Tomaz, Ivone Maria Teixeira Nunes, Maria Doris Moura Nobre, Maria Jacinta Lira Cândido, Tama Mendes Ohira de Rossi e Celestina da Felicidade Biachi.
 
A sede própria foi inaugurada em 30 de outubro de 1998, onde hoje funciona o Fórum Trabalhista José Hortêncio Ribeiro que abriga as 1ª e 2ª Varas do Trabalho de Ji-Paraná, com a jurisdição que abrange além do município sede, os municípios de Presidente Médici, Alvorada D'Oeste e Castanheiras.
 
De acordo com o Núcleo de Gestão Documental do Regional, no contexto histórico a unidade que atende a população há 30 anos, enfrentou as dificuldades da época, com uma significativa melhora estrutural em 1998, no campo processual as novas reclamatórias desde 18 de novembro de 2013 passou a ser totalmente eletrônica, por meio da implantação do Processo Judicial Eletrônico - PJe, o que significa maior comodidade e acesso a todos que precisam da justiça especializada na região.
 
Na celebração dos 30 anos foram lembrados e homenageados magistrados e servidores que passaram pela 1ª Vara do Trabalho de Ji-Paraná, que estão atuando em outras unidades, além dos aposentados e aqueles que não estão mais aqui e que deixaram lembranças e saudades.
 
Juízes titulares da 1ª Vara de Ji-Paraná (1987/2017)
 
Vulmar de Araújo Coêlho Junior  - nomeado em 09.11.1987
Mário Macedo Fernandes Caron - nomeado em 15.01.1988
José Hortêncio Ribeiro - nomeado em 18.01.1991
Juiz Nereu Barbieri Troni - nomeado em 30.11.1994
Juiz Domingos Sávio Gomes dos Santos - nomeado em 30.10.1998
Juíza Ana Carla dos Reis - nomeada em 07.02.2003
Juiz Osmar João Barneze - nomeado em 27.11.2009, estando na titularidade até a presente data.
 
Ascom/TRT14 (com informações Núcleo de Gestão Documental)
Permitida a reprodução mediante citação da fonte ASCOM/TRT14
Siga o Twitter @TRTNoticia - (69) 3218-6371

Compartilhar este post