4ª Semana da Diversidade no TRT-14 tem início com palestras e reflexões sobre inclusão

Banner da IV Semana da Diversidade 2024, 25 a 28 de junho.

Evento, que se estenderá até sexta-feira (28/6), abordará temas como direitos LGBTQIA+, combate ao assédio moral e inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho.

A Escola Judicial do Tribunal Regional do Trabalho da 14ª Região (Ejud-14) deu início, na terça-feira (25/6), à Semana da Diversidade, que se estenderá até sexta-feira, 28/5. O evento tem como objetivo promover discussões e reflexões sobre temas relacionados à diversidade, inclusão e combate à discriminação no ambiente de trabalho. A programação do primeiro dia foi marcada por palestras enriquecedoras e a presença de renomados profissionais.

A Semana da Diversidade foi aberta com a palavra da diretora da Escola Judicial e vice-presidente do TRT-14, desembargadora Maria Cesarineide de Souza Lima. Em seu discurso, destacou a importância da diversidade e da inclusão para a construção de um ambiente laboral mais inclusivo e respeitoso: “É com muita alegria que abrimos a 4ª Edição da Semana da Diversidade, que representa um processo valioso de aprendizagem, o qual celebra e valoriza a diversidade e a pluralidade que habita cada ser humano. Cada debate, palestra e troca de experiência que ocorrer ao longo dessa semana, será uma oportunidade valiosa para ampliarmos nossa compreensão e fortalecermos nossos esforços em prol da diversidade e da igualdade”, afirmou a desembargadora.

Fala da vice-presidente do TRT-14, desembargadora Maria Cesarineide de Souza Lima.

Vice-presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 14ª Região e diretora da Ejud-14, Maria Cesarineide de Souza Lima


Direito antidiscriminatório e Direitos LGBTQIA+

A palestra do dia foi ministrada pela docente Antonella Galindo, da Universidade Federal de Pernambuco. O tema abordado foi "Direito Antidiscriminatório e Direitos LGBTQIA+". Antonella Galindo explorou as bases legais e os desafios enfrentados pela comunidade LGBTQIA+ no mercado de trabalho, ressaltando a necessidade de políticas inclusivas e antidiscriminatórias.

Foram diversos os exemplos apresentados e, em sua conclusão, Antonella reforçou o papel de todos e todas na luta pelos direitos: “Precisamos ter uma atividade, uma atuação antidiscriminatória, mas isso não pode ser só papel do Direito ou da instituição jurídica. A Justiça tem um papel importante para desempenhar, mas isso não substitui a luta política. É preciso que a sociedade se mobilize”, concluiu.

 

A docente Antonella Galindo, da Universidade Federal de Pernambuco em sua palestra sobre "Direito Antidiscriminatório e Direitos LGBTQIA+".

A docente Antonella Galindo, da Universidade Federal de Pernambuco em sua palestra sobre "Direito Antidiscriminatório e Direitos LGBTQIA+".

 

Confira a programação completa

Todos os interessados podem acompanhar o evento ao vivo através do canal da Ejud-14 no YouTube. A gravação do primeiro dia já está disponível e os próximos dias também serão transmitidos ao vivo pelo mesmo canal. Confira o vídeo do primeiro dia e inscreva-se no canal da Ejud-14 no YouTube para não perder nenhuma palestra.

 

Programação da Semana
 

A Semana da Diversidade no TRT-14 promete continuar com uma programação repleta de palestras e debates enriquecedores. O evento busca não apenas conscientizar sobre a importância da diversidade e da inclusão, mas também proporcionar um espaço para a troca de experiências e o aprendizado contínuo. A expectativa é de que os próximos dias tragam ainda mais reflexões e ações concretas para a promoção de um ambiente de trabalho mais inclusivo e respeitoso.


Secom/TRT-14 (Ana Lages, com informações da EJUD-14)
Esta matéria tem caráter informativo, sem cunho oficial.
É permitida a reprodução mediante citação da fonte.
 

Compartilhar este post