6ª Vara do Trabalho de Porto Velho completa 15 anos de atividade

Fachada do prédio onde fica a 6ª Vara

No último sábado (5), a 6ª Vara do Trabalho de Porto Velho completou 15 anos. Criada pela Lei nº 10.770 de 21/11/2003, a unidade do Tribunal Regional do Trabalho da 14ª Região foi instalada no Shopping Cidadão, em 5 de dezembro de 2005, na gestão da desembargadora Elana Cardoso Lopes.

A jurisdição da 6ª Vara abrange os municípios de Porto Velho, Candeias do Jamari e Itapuã do Oeste (RO).

Em 2006, a 6ª Vara do Trabalho foi transferida do Shopping Cidadão para o edifício do Fórum Trabalhista de Porto Velho, com intuito de melhorar as condições de atendimento e concentrar as atividades desenvolvidas no 1º grau da Justiça do Trabalho em um único ambiente, evitando o deslocamento de jurisdicionados e advogados.

A unidade judiciária em toda a sua história teve somente mulheres ocupando o cargo de juiz titular. A primeira foi a juíza do Trabalho Rosângela Cipriano dos Santos, seguida da juíza Isabel Carla de Mello Moura Piacentini e da juíza Luzinália de Souza Moraes.

Hoje a titularidade é exercida pela juíza do Trabalho Cândida Maria Ferreira Xavier, juntamente com a juíza Carolina da Silva Carrilho Rosa, como juíza substituta. O servidor Antônio Edson de Mendonça é o atual diretor de Secretaria.

A 6ª VT de Porto Velho é composta pelos servidores: Maria da Conceição Souza Filho, Tiago de Azevedo Rodrigues Cordeiro, Jezine Pinheiro Auzier Sampaio, Maria Manoelita Gvozdanovic Villar, Maria de Fatima Barroso de Abreu, Jaqueline Bastos Miranda, Fátima Magalhães Santana, Francisco de Assis Felix da Silva Filho e Ramon Cujuí Freitas. Também fazem parte os estagiários Brenda Letícia Nascimento Schumann, Lucas Fabio Abadias da Silva, Miguel Angelo Oliveira Nascimento e Valeria Milena Santiago Rivero. O menor aprendiz Manasses Feitosa Vieira Melo completa o quadro.

No ano de 2018, a 6ª Vara de Porto Velho ocupou destaque no ranking da 8ª Semana Nacional da Execução Trabalhista, dentre as varas que mais homologaram acordos e tiveram audiências realizadas, bem como, vem cumprindo com exímia dedicação e empenho suas atividades jurisdicionais inerentes à Justiça do Trabalho.

A partir de 18/03, quando a pandemia suspendeu as atividades presenciais na Justiça do Trabalho de Rondônia e Acre, a Vara continuou com a prestação jurisdicional no ambiente telepresencial, onde realizou 741 audiências e prolatou 646 sentenças até o último dia 6, conforme dados estatísticos do e-Gestão. A secretaria da Vara é possível acessar pelo link das Secretarias Virtuais disponível no portal do Regional (acesse aqui).


Secom/TRT14 | Com informações do Núcleo de Gestão Documental

Esta matéria tem caráter informativo, sem cunho oficial.

É permitida a reprodução mediante citação da fonte.

Compartilhar este post