Acadêmicos de Ariquemes cortam os cabelos para a Campanha Rapunzel Solidária em apoio às pacientes com câncer


Acadêmicos da Faculdade de Educação e Meio Ambiente (FAEMA), em Ariquemes (RO), participaram de um mutirão de corte de cabelo, no dia 5/10, que marcou a primeira coleta das doações de cabelo e acessórios para a Campanha Rapunzel Solidária. A ação, promovida na própria faculdade e coordenada pelos servidores do Fórum Trabalhista, 1ª e 2ª Varas do Trabalho de Ariquemes, visa a doação de cabelos, perucas e apliques, além de acessórios como echarpes, toucas e lenços para atender pacientes em tratamento contra o câncer no estado de Rondônia.

Com o apoio de toda a equipe de profissionais do Salão Eduardo Ferreira Studio Hair e a colaboração da Ordem dos Advogados do Brasil - Seccional Ariquemes (OAB), cerca de 37 estudantes aceitaram o desafio de cortar os próprios cabelos e, assim, contribuir para o embelezamento e aumento da autoestima das pacientes que eles nem conhecem. Também foram recebidas doações de mechas já cortadas, além de bonés lenços e agasalhos.

De acordo com a servidora da 1ª Vara do Trabalho de Ariquemes, Raquel Azevedo Oliveira Souza, a necessidade de ajudar as pessoas com câncer motivou a iniciativa. "Com a criação do Hospital de Câncer de Barretos em Porto Velho, surgiu a ideia de ajudar de alguma forma. Conversamos muito sobre o fato de como é devastador para a mulheres a perda dos cabelos, além da perda da saúde e da força física", ressaltou.
"Conhecemos muitas pessoas que superaram ou que estão lidando com o câncer e sabemos que qualquer ajuda pode elevar a auto-estima deles, além de que no interior poucos conhecem a necessidade de ajudar a AVCC, que vem realizando um importante trabalho de apoio aos pacientes", explicou Raquel.
No encerramento da campanha, no dia 25 de novembro, os servidores farão o corte do cabelo nas dependências do Fórum Trabalhista, e após todas as doações serão entregues aos representantes da Associação.
Orientações
Antes de tudo - "É importante avisar o cabeleireiro que deseja doar os fios, da necessidade de cortar o cabelo já com um elástico, limpo e seco", explica Danyla Boróbia, da ONG Cabelegria.
Informações sobre os cabelos a serem doados - A mecha deve ter no mínimo de 10 a 20 centímetros, dependendo de cada instituição, o cabelo doado pode ter química ou ser tingido.
Na hora de cortar - Amarre o cabelo com um elástico bem preso para garantir que os fios não se soltem e corte um dedo acima do elástico. É importante que o cabelo esteja completamente seco, já que pode mofar se estiver molhado ou úmido.
Para enviar - As instituições receptoras recomendam colocar a mecha em um plástico fechado antes de colocar no envelope, para evitar que caia algum fio durante o envio.
Local de coleta - Fórum Trabalhista de Ariquemes, na Avenida Juscelino Kubistchek, n. 2351, Setor Institucional, Ariquemes-RO. Fone (69) 3516-2305, no horário comercial terá cabeleireira no Fórum para cortar cabelos de doadoras.


Ascom/TRT14
Esta matéria tem caráter informativo, sem cunho oficial
É permitida a reprodução mediante citação da fonte