Chá com Elas debate equidade de gênero e desafios da mulher na sociedade

Notícia em Áudio

Evento faz parte do Mês das Mulheres no TRT-14 e trouxe reflexões sobre a presença feminina no Judiciário e em outros espaços de decisão.


A Escola Judicial do Tribunal Regional do Trabalho da 14ª Região (RO/AC) realizou na sexta-feira (14/03) a quinta edição do Chá com Elas, evento voltado ao debate sobre a presença feminina nos espaços de decisão e os desafios enfrentados pelas mulheres na sociedade e no Judiciário. 

Aberto ao público interno e externo, o encontro reuniu magistrados(as), servidores(as), advogados, advogadas, estudantes de direito, colaboradoras e demais interessados no tema. Com transmissão ao vivo pelo canal da Escola Judicial no YouTube, o evento também contou com tradução simultânea em Libras, garantindo acessibilidade.

>> Assista a palestra clicando aqui

A abertura contou com a presença do presidente do TRT-14, desembargador Ilson Alves Pequeno Junior, e da diretora da Escola Judicial, desembargadora Maria Cesarineide de Souza Lima. Em sua fala, a magistrada ressaltou a importância da iniciativa para estimular reflexões e transformações. “O tema desta edição é de suma importância para o aprimoramento da nossa atuação. A equidade de gênero no Judiciário e em todas as instâncias da sociedade não é apenas uma questão de representatividade, mas um imperativo para a construção de uma sociedade mais democrática, justa e plural. Que este encontro nos inspire e nos impulsione a seguir avançando nessa caminhada”, afirmou.

A programação teve como destaque a palestra “Os Protocolos para a Atuação e Julgamento na Justiça do Trabalho”, ministrada pela juíza do Trabalho Patrícia Maeda, do TRT da 15ª Região. A magistrada, que também é juíza Auxiliar da Direção da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados do Trabalho (Enamat), apresentou diretrizes para julgamentos que levem em consideração as desigualdades estruturais enfrentadas pelas mulheres e destacou a importância de um olhar atento à realidade social dos casos analisados, além de apresentar exemplos concretos das desigualdades vividas por mulheres no mercado de trabalho.

Após a palestra, foi iniciada a roda de conversa mediada pela juíza Patrícia Maeda, acompanhada das convidadas a indigenista e fundadora da Kanindé, Neidinha Suruí, defensora pública de Rondônia, Ada Alves dos Santos, auditora externa do TCE-RO, Rossilena Marcolino e a professora e cientista da UNIR, Carolina Yukari Veludo Watanabe. As convidadas compartilharam experiências pessoais e profissionais, além de boas práticas adotadas em suas respectivas áreas, promovendo um debate sobre a ampliação da participação feminina em diferentes setores e a busca por equidade.

Ao final do encontro, as participantes receberam um certificado e um girassol como forma de reconhecimento. A Escola Judicial agradeceu a participação do público e reforçou o compromisso de seguir promovendo espaços de debate sobre equidade de gênero. A organização também lembrou que a próxima atividade do Mês das Mulheres será a palestra “Empoderamento Feminino – Mulheres Financeiramente Fortes”, ministrada pela juíza aposentada Marlene Alves de Oliveira, no dia 18/3 às 10h, transmitida pelo canal do TRT-14 no Youtube.


Secom | TRT14 (Ana Lages | Fotos: Luiz Alexandre e Naiara Silva) 
Esta matéria tem caráter informativo, sem cunho oficial.
É permitida a reprodução mediante citação da fonte.

Compartilhar este post