Coren-RO, Cofen, MPT e TRT entregarão mais de 20 mil EPI’s para profissionais da saúde de RO
Na manhã da última terça-feira (30/06), ocorreu na sede do Conselho Regional de Enfermagem de Rondônia (Coren-RO), a coletiva para tratar da entrega de mais de 20 mil Equipamentos de Proteção Individual (EPI’s) que serão entregues aos profissionais da saúde do estado. A iniciativa é uma parceria firmada entre o Coren-RO, o Conselho Federal de Enfermagem, o Ministério Público do Trabalho (MPT/RO) e o Tribunal Regional do Trabalho da 14ª Região (TRT-RO/AC).
“O Ministério Público do Trabalho quando soube que o Coren-RO estava realizando entregas de EPIs com verbas do Cofen, viu no conselho um parceiro para viabilizar o projeto do MPT de usar recursos decorrente da sua atuação na Justiça do Trabalho, penalidades e multas aplicadas nas empresas que descumprem a legislação, reverter isso, para os próprios trabalhadores e nesse momento para os profissionais da saúde em geral”, declarou Carlos Alberto Lopes, procurador do MPT/RO, que elogiou o posicionamento do Coren-RO em firmar a parceria para atender todos os profissionais da saúde, não só da enfermagem.
Para a presidente do Coren-RO, Sílvia Neri, esse é o momento de unir os poderes para proteger quem está na linha de frente contra a pandemia. “Hoje a gente está colhendo os frutos do trabalho e desta parceria, podemos levar para os nossos profissionais da saúde um pouco mais de segurança e tranquilidade que a gente recebe quando sabemos que estamos trabalhando com EPIS de qualidade, pois esse é um outro problema que nós encontramos durante nossas fiscalizações no estado”, afirmou Neri.
Os recursos da destinação são oriundos do pagamento de indenização nos autos da Ação Civil Pública n. 0000148-39.2016.5.14.0002, em despacho proferido pelo juiz do Trabalho da 2ª Vara do Trabalho de Porto Velho, Wagson Lindolfo José Filho.
Estiveram também presentes no evento, presidentes e representantes de entidades de outras áreas da saúde que receberam parte do equipamento.
Parceria
De acordo com o procurador do MPT, Carlos Alberto Lopes, essa é a primeira fase desta parceria que visa beneficiar os trabalhadores da saúde do estado de Rondônia. “Estamos em vias de finalizar a aquisição dos aventais impermeáveis, que é um item difícil de ser adquirido em todo estado e é difícil também de ser encontrado com a qualidade que precisa. Nós selecionamos os fornecedores com o apoio do Coren-RO para que o produto seja de fato de qualidade para proteção dos profissionais”, garantiu Lopes, detalhando que serão adquiridos 50 mil aventais impermeáveis para todo o estado.
Ascom/Coren-RO (Com informações da Secom/TRT14 | Fotos: Coren-RO)
Esta matéria tem caráter informativo, sem cunho oficial.
É permitida a reprodução mediante citação da fonte.