Correição aponta a Vara do Trabalho de Colorado do Oeste entre as melhores do Brasil

imagem mostra participantes em reunião virtual

De acordo com os dados apresentados a Vara do Trabalho de Colorado apresentou dados positivos assegurando a prestação de serviços aos jurisdicionados

A Corregedoria Regional do Tribunal Regional do Trabalho 14ª Região (RO/AC) apresentou o resultado do trabalho realizado pela Vara do Trabalho de Colorado do Oeste. Dentre os pontos positivos destacados pela correição estão: taxa de conciliação, sentenças líquidas, fases de liquidação, entre outros.

De acordo com a presidente e corregedora Regional do TRT-14, desembargadora Maria Cesarineide de Souza Lima, os prazos médios em fases de conhecimento dos processos foram reduzidos ou mantidos um excelente nível. Sobre os processos pendentes a Vara possui apenas 14 até 28 de fevereiro deste ano. Entre os principais destaques está a taxa de conciliação que apresentou crescimento de 24,87% em 2021 para 28,72% durante o período analisado. Na avaliação dos dados considerando o exercício de 2022, há um salto para 71,43%.

Nos dados sobre as sentenças líquidas o índice subiu de 52,54% na correição anterior, para 60,8% na atual, bem acima da média do Tribunal que é de 17,54%, estando entre os três melhores índices do regional. A fase de liquidação, embora tenha apresentado queda, muito em razão do incremento quanto às sentenças líquidas, permaneceu em ótimo nível, saindo de 13,73 em 2020 para 29,05 em 2021, permanecendo melhor que a média do Tribunal e das varas similares.

Em relação ao Índice Nacional da Gestão de Desempenho das Varas do Trabalho (I-GEST), no âmbito nacional, conforme última atualização (até 31/12/2021) figura na posição 33º no geral e na 5º posição entre as Unidades do Regional. Encontrando-se no primeiro quartil desde 2017. No IGEST14, no mês de fevereiro de 2022, figura na 2ª posição.

Programas sociais

Sobre os programas de responsabilidade socioambiental, mesmo com as restrições impostas pela pandemia e o isolamento social, a unidade conseguiu realizar ações dos programas Justiça do Trabalho de Portas Abertas (de forma remota), Justiça do Trabalho Solidária, distribuição de kits de higiene e Justiça do Trabalho Vai à Empresa, com visita a Granja Capelim, localizada na área rural de Cerejeiras/RO. 

A corregedora do TRT-14 destacou ainda a manutenção dos programas institucionais. “Mesmo por meio remoto a Vara de Colorado do Oeste conseguiu manter os programas institucionais. Além da prestação jurisdicional, vocês estão contribuindo com o trabalho do tribunal. A Justiça do Trabalho é essencial para a sociedade e mostra resultado, pois nós esclarecemos a população sobre seus direitos”, concluiu. 

A juíza do Trabalho Mônica Harumi, titular da Vara do Trabalho de Colorado do Oeste, frisou que possui uma equipe espetacular e que busca constantemente aprimorar e melhorar a prestação dos serviços jurisdicionais. "Aprendo e aprendi muito nesses anos com a equipe da Vara de Colorado sempre me inspirando para melhorar. Temos uma  equipe engajada e comprometida”, destacou.

Para o secretário da Corregedoria Regional, Eduardo Morais, tudo que foi apresentado deixa claro a importância da vara para o TRT. “A vara é consolidada com bons resultados. Tem uma equipe sólida e uma integração forte entre eles e dessa forma conseguem fazer um trabalho conjunto e com excelência”, afirmou.

Na ocasião, Cesarineide ressaltou o trabalho da diretora Neusa Maria Lermen Ansiliero que trabalha há muitos anos na unidade. A diretora pontuou que os resultados alcançados pela Vara de Colorado são fruto dos esforços da equipe, na busca de superar os desafios no período de pandemia.


Secom/TRT14 (Munique Furtado)

Esta matéria tem caráter informativo, sem cunho oficial.

É permitida a reprodução mediante citação da fonte.

Compartilhar este post