Correição na 4ª Vara do Trabalho de Rio Branco aponta avanços na produtividade
Avaliação sobre serviços prestados à sociedade apresenta o início de evolução em indicadores de produtividade e taxa de congestionamento na fase de conhecimento, bem como melhorias quanto às sentenças líquidas, taxa de conciliação entre outros pontos analisados
Nesta quarta-feira (20/4), a Corregedoria Regional encerrou a correição na 4ª Vara do Trabalho de Rio Branco (AC), onde destacou uma significativa evolução na produtividade na fase de conhecimento. O aumento foi de 60,20% em 2020 para 74,55% em 2021.
Junto aos magistrados e servidores, a corregedora e presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 14ª Região (RO/AC), desembargadora Maria Cesarineide de Souza Lima, ressaltou os dados sobre a taxa de congestionamento da unidade que está em recuperação, saindo de 47,17% em 2020 para 30,68% em 2021.
Ambos os indicadores colocam a Unidade em patamar de proximidade em relação à mediana do Tribunal e Varas Similares no particular.
Em relação às sentenças líquidas, o índice melhorou em relação à correição anterior, subindo de 27,3% para 49,2%, bem acima da mediana do Tribunal no período (18,12%).
Cesarineide destacou ainda o desempenho da unidade na taxa de conciliação, que neste exercício, apresenta 42,04% de conciliações, enquanto no ano de 2021 apresentou índice de 31,8%.
Sobre a fase de liquidação, a 4ª VT de Rio Branco alcançou melhora nos prazos entre o início e término da fase de liquidação. No comparativo, em 2020 passou de 244,12 dias para 111,99 dias em 2021.
A presidente do TRT-14 destacou ainda a parceria da unidade com a Sacle (Secretaria de Apoio ao Conhecimento, Liquidação e Execução). “Essa parceria é de fundamental importância para contribuir com a execução das atividades nas Varas do Trabalho”, disse.
O juiz do Trabalho, Edson Carvalho Barros Júnior, titular da 4ª Vara, também ressaltou a parceria com a Sacle. “Conseguimos fazer uma ótima parceria com a Secretaria que nos auxiliou muito no desempenho obtido. Os números da Vara melhoraram por mérito de toda a equipe que, em conjunto e individualmente, atuam na 4ª VT”, pontuou.
O secretário da Corregedoria Regional, Eduardo Morais, enfatizou que o entrosamento e união da equipe refletiu no desempenho da unidade, bem como do tribunal. “O clima organizacional é favorável para o crescimento da 4ª VT e contribuirá ainda mais para a conquista e intensificação dos índices de desempenho na continuidade dos trabalhos”, falou.
A diretora da secretaria da 4ª VT de Rio Branco, Maria de Nazaré Almeida, falou sobre o reajuste das atividades durante a pandemia. “A presidência do TRT-14 conduziu de maneira humana a reorganização das atividades para dar continuidade à prestação dos serviços da Justiça do Trabalho para a sociedade”, registrou. Maria de Nazaré também agradeceu a equipe da 4ª VT de Rio Branco pelo empenho e trabalho desenvolvido mesmo em meio às incertezas e dificuldades impostas nos últimos tempos.
Secom/TRT14 (Munique Furtado)
Esta matéria tem caráter informativo, sem cunho oficial.
É permitida a reprodução mediante citação da fonte.
Última atualização às 13h52