Duas décadas de Magistratura: TRT-14 celebra a trajetória de amor à Justiça do Trabalho da desembargadora Maria Cesarineide de Souza Lima
“Ser magistrada é algo que me emociona profundamente e me inspira a trabalhar cada vez mais, sempre com muito amor e entrega”, ressalta a desembargadora.
Neste domingo (6/4), a comunidade jurídica e os integrantes do Tribunal Regional do Trabalho da 14ª Região (RO/AC) celebram uma data marcante: os 20 anos de magistratura da desembargadora Maria Cesarineide de Souza Lima. Com uma carreira pautada pela ética, competência e humanização, tornou-se uma referência no sistema judiciário, inspirando colegas e cidadãos.
Nascida no âmbito da jurisdição do Regional, em Rio Branco/AC, Cesarineide iniciou sua trajetória na carreira jurídica em 1987 como Defensora Pública, passando a procuradora do Estado do Acre em 1991, até que, no dia 6 de abril de 2005, realizou o sonho de se tornar magistrada trabalhista, ao ingressar no TRT-14 como desembargadora pelo Quinto Constitucional.
Exerceu a Presidência do TRT da 14ª Região por duas oportunidades - 2008/2009 e 2021/2022 - e, igualmente, compôs o Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT) por duas vezes, em períodos coincidentes com o exercício do cargo de presidente, na condição de membro representante da Região Norte. No atual biênio, preside a 2ª Turma do tribunal.
Ao longo dessas duas décadas, enfrentou desafios e conduziu o TRT-14, com todos os integrantes, a conquistar vitórias significativas, inclusive do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), durante o período que esteve à frente da Instituição. Sua atuação em casos emblemáticos, que envolvem questões de direitos humanos e justiça social, a consolidou como uma voz ativa na luta por um sistema judiciário mais justo e acessível. Além disso, sua habilidade em mediar conflitos e buscar soluções pacíficas tem sido um diferencial em sua atuação.
"Hoje, ao completar 20 anos de magistratura do trabalho, meu coração transborda de gratidão a Deus e à vida. Sou profundamente grata por tudo o que Ele me proporcionou e pelas pessoas que estiveram e estão ao meu lado nessa caminhada. Peço apenas saúde para continuar atuando com dedicação naquilo que tanto amo: ser magistrada do trabalho”, afirmou.
A desembargadora ressalta ainda que desde o dia em que tomou posse, o seu coração bate com o mesmo entusiasmo pela Justiça do Trabalho. “Ser magistrada é algo que me emociona profundamente e me inspira a trabalhar cada vez mais, sempre com muito amor e entrega. Agradeço imensamente a Deus por essa missão e por me permitir servir à sociedade com paixão e propósito", finalizou.
O presidente do TRT-14, desembargador Ilson Alves Pequeno Junior, evidenciou esse marco na trajetória da colega desembargadora. “Quero expressar nosso reconhecimento por sua dedicação incansável e renovar nosso compromisso de seguir juntos na defesa dos valores que guiam a Justiça do Trabalho. Que Deus continue iluminando seus passos e concedendo saúde para que prossiga nesta missão tão grandiosa”, registrou.
Maria Cesarineide também é conhecida por seu compromisso com a formação de novos profissionais. Atualmente na função de Diretora da Escola Judicial do TRT da 14ª Região para o biênio 2025/2026, ela também exerceu o ofício nos biênios 2013/2014, 2015/2016, 2021/2022 e 2023/2024.
Secom/TRT-14 (Colaboração: Marcos Antônio)
Esta matéria tem caráter informativo, sem cunho oficial.
É permitida a reprodução mediante citação da fonte.