Justiça do Trabalho beneficia Corpo de Bombeiros por resultado de ação em Sena Madureira

A Justiça do Trabalho em Sena Madureira, interior do Estado do Acre, em conjunto com  Ministério Público do Trabalho da 14ª Região (MPT), por meio juiz Eduardo Antônio O'Donnell Galarça, titular da Unidade trabalhista, realizou a entrega de equipamentos para unidade do Corpo de Bombeiros da cidade, no dia 12 de junho. Os bens são frutos de conversão de execução de multa de execução de Termo de Ajuste de Conduta - TAC não cumprido, e de uma Ação Civil Pública impetrada pelo Ministério Público do Trabalho da 14ª Região.
 
Com relação à conversão desta multa o juiz Eduardo Galarça destacou ainda que: "isso mostra que quando se trabalha com responsabilidade, comprometimento e com respeito aos recursos disponíveis (no caso o dinheiro) coisas grandiosas podem acontecer. E, com isso, quem ganha são os cidadãos, destinatários finais dos serviços prestados pelo Judiciário, MPT e pela Corporação dos Bombeiros". O magistrado completou ainda, que, "essa destinação também representa a consolidação da presença da Justiça do Trabalho neste município, trazendo às comunidades de Sena Madureira, Santa Rosa do Purus e Manoel Urbano a certeza de que sempre serão reconhecidos como verdadeiros cidadãos", concluiu o titular da VT de Sena Madureira. 
 
De acordo com Comandante Geral dos Bombeiros no Estado do Acre, Coronel Carlos Batista da Costa, os equipamentos doados serão utilizados para treinamento e aperfeiçoamento em primeiros socorros e também como material pedagógico para demonstração e ensino de estudantes e das populações ribeirinhas, como é o caso do  Manequim BRAD RCP.  A modernização do barco de salvamento  propiciará maior agilidade e conforto para os membros da corporação e também para o transporte de doentes que vivem ao longo dos rios e das colocações da região. Além disso, as máscaras de mergulho (FullFace), com comunicador por voz, permitirá a comunicação entre mergulhadores e o pessoal de apoio (embarcado). Por fim, agradeceu a parceria firmada e enalteceu a atitude da Justiça do Trabalho e do Ministério Público do Trabalho na doação dos equipamentos.
 
Com os recursos foi possível viabilizar diversos bens como: um Manequim BRAD RCP, vital para treinamento e aperfeiçoamento em primeiros socorros. Os valores também foram aplicados na modernização do barco de salvamento do Corpo de Bombeiros, pintura e inscrição do nome na fuselagem. Colocação de bancos, toldo, acelerador e comando de direção, além de máscara de mergulho (FullFace), com comunicador por voz, permitindo a comunicação entre mergulhadores e o pessoal de apoio (embarcado). 
 
 
O juiz enfatizou que o mergulho era realizado anteriormente de forma artesanal, por meio de uma corda, onde determinada quantidade de "puxões" correspondia a situação. Ao todo, os equipamentos custaram R$: 35.338,00 e com essa doação, o Corpo de Bombeiros poderá usufruir de mais segurança em seu trabalho e oferecer uma melhor qualidade de resgate para a população, disse o magistrado.
 
Também acompanharam a solenidade de entrega os servidores da Justiça do Trabalho e comandante da corporação de Sena Madureira, 2º Tenente Antonio Juscelino de Souza Pachêco e o comandante do 6 BEPCIF (Batalhão de Educação, Proteção Ambiental e Combate a Incêndio florestal).
 
 
ExTAC: 0000471-33.2013.5.14.0426
ACP: 0010335-61.2014.5.14.0426
 
 
Secom/TRT14 (Mirna Carolina | supervisão Celso Gomes (c/fotos e informações da VT de Sena Madureira)
Esta matéria tem caráter informativo, sem cunho oficial.
É permitida a reprodução mediante citação da fonte (atualizada em 20/6 às 14h40)cg

Compartilhar este post