Justiça do Trabalho lança Manual de Comunicação Social e Redação Jornalística

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O documento foi aprovado na última sexta-feira (11/2) e tem o objetivo de aprimorar a comunicação da instituição com a sociedade brasileira.

Capa do ManualA Justiça do Trabalho agora conta com um Manual de Comunicação Social e Redação Jornalística. Elaborado pelo Comitê de Comunicação Social da Justiça do Trabalho, o  documento foi aprovado pelo Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT), na última sexta-feira (11/2), durante a 1ª Sessão Ordinária Telepresencial do órgão em 2022.

Com o objetivo de fortalecer e aprimorar a comunicação da instituição com a sociedade brasileira, o manual busca consolidar uma linguagem uniformizada nas produções jornalísticas das assessorias de comunicação dos tribunais da Justiça do Trabalho em todo o país. 

Linguagem simples

O documento pretende orientar os profissionais envolvidos na produção diária de notícias e conteúdos veiculados nos diversos canais de comunicação social institucional a redigir textos e outras peças de comunicação com linguagem de fácil compreensão e acessível para diversos públicos.  A ideia é padronizar a linguagem em canais confiáveis, úteis e ágeis, a fim de garantir que todo cidadão possa ter acesso às informações de que precisa diretamente das fontes oficiais. 

Objetivos

O Manual está de acordo com o planejamento estratégico da Justiça do Trabalho para o período  2021-2026. Entre os principais objetivos destas orientações, estão definir os canais de divulgação e os conteúdos produzidos para cada um e apresentar estilos de linguagem recomendados para os públicos externo e interno. 

Também adota definições simplificadas de conceitos e de termos jurídicos nas matérias, facilitando a compreensão do público leigo, sem incorrer em equívocos de qualquer natureza e padroniza a produção de textos de acordo com regras jornalísticas, aperfeiçoando a atuação dos órgãos de comunicação da Justiça do Trabalho. 

Princípios

Com a definição de princípios, estruturas e diretrizes básicas da linha editorial das publicações jornalísticas e de comunicação digital ou visual, é possível fornecer aos mais diversos públicos-alvo uma produção com linguagem simples, direta e de qualidade. A iniciativa contribui para que a instituição cumpra princípios como os da transparência, da publicidade dos atos, da impessoalidade, da acessibilidade e da responsabilidade social, da eficiência, efetividade e da celeridade.

Nova Política de Comunicação Social

O CSJT também aprovou a regulamentação da Nova Política de Comunicação Social no âmbito da Justiça do Trabalho de 1º e 2º graus (Resolução CSJT 321/2022). A política tem como objetivo regulamentar a Comunicação Social institucional, nos âmbitos externo e interno dos Tribunais Regionais do Trabalho, garantindo o alinhamento aos princípios constitucionais da Administração Pública, ao Regimento Interno das instituições e ao Planejamento Estratégico da Justiça do Trabalho.

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Secom/CSJT

Esta matéria tem caráter informativo, sem cunho oficial.

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