No México, Escolas Judiciais dos TRTs da 14ª (RO/AC) e 24ª (MS) Regiões realizam evento internacional sobre Comércio Internacional e Direito do Trabalho na América Latina

O evento foi uma parceria entre as Escolas Judiciais dos TRTs da 14ª e 24ª Regiões, em colaboração com o Conselho do Poder Judiciário Federal do México.

Entre os dias 17 e 19 de abril, a Cidade do México foi palco do memorável evento internacional "Comércio Internacional e Direito do Trabalho na América Latina", uma parceria bem-sucedida entre as Escolas Judiciais dos Tribunais Regionais do Trabalho da 14ª Região (RO/AC) e 24ª Região (MS), e o Conselho do Poder Judiciário Federal do México. 

Líderes foram recebidos na Suprema Corte de Justiça do México (Foto: Divulgação)

O encontro reuniu especialistas, acadêmicos e profissionais do Direito e do Comércio de toda a América Latina para discutir os desafios e oportunidades no panorama atual dos dois campos do conhecimento.
A mesa de abertura do evento contou com a presença do ministro da Suprema Corte de Justiça do México, Javier Laynez Potisek, do presidente do TRT-24, desembargador João Marcelo Balsanelli, da vice-presidente do TRT-14 e diretora da Ejud-14, desembargadora Maria Cesarineide de Souza Lima, do vice-presidente do TRT-4 (RS), desembargador Alexandre Correa da Cruz, e do conselheiro do Conselho da Justiça Federal do México, Sergio Javier Molina Martínez.

Palestras e painéis abordaram temas de extrema relevância para a América Latina e para o mundo como um todo, desde a influência das políticas comerciais internacionais nas legislações trabalhistas locais até as melhores práticas para a integração de normas de trabalho justas e eficazes. 

Ao longo dos três dias de evento, palestrantes vindos de várias partes do Brasil e do México, compartilharam seus conhecimentos e experiências sobre questões relativas à Justiça Social, Acesso à Justiça, Terceirização, Democracia e Sindicalização, Normas Internacionais do Trabalho, incluindo os mais novos conceitos acerca do tema de provas e processos digitais.

“O evento foi muito significativo e marcou um importante passo para o entendimento e cooperação regional, pois além de aproximar os países Brasil e México, proporcionou integração entre os magistrados das Escolas Judiciais dos tribunais brasileiros de forma excepcional e pioneira”, destacou a desembargadora Maria Cesarineide de Souza Lima.

Os trabalhos de coordenação do evento foram realizados pelo desembargador Manoel Carlos Toledo Filho, do TRT da 15ª Região (Campinas), juiz do trabalho Flávio da Costa Higa, do TRT-24 e pelo conselheiro Sergio Javier Molina Martínez. 

Pelo TRT-14, também participaram presencialmente os juízes do Trabalho Wadler Ferreira (titular da VT de Ouro Preto do Oeste/RO), Vicente Angelo Silveira Rego (titular da VT de Feijó/AC) e José Roberto Coelho Mendes Júnior (titular da VT de Rolim de Moura/RO).

Da esquerda para a direita: os juízes Vicente Ângelo Silveira Rego, Juiz José Roberto Coelho Mendes Júnior, a desembargadora Maria Cesarineide de Souza Lima, a juíza mexicana Cristel Solorio e o juiz Wadler Ferreira. (Foto: Divulgação)

Na oportunidade, os participantes também tiveram atividades na Embaixada do Brasil, no Consejo de la Judicatura Federal (órgão similar ao Conselho Nacional de Justiça) e nos Tribunales Laborales de Asuntos Individuales y Coletivos de la CDMX (Cidade do México). 

O evento realizado de forma híbrida encontra-se disponível no canal do YouTube da Escola Judicial do TRT14. Confira nos links abaixo.

1º dia (17/4)
2º dia (18/4)
3º dia (19/4)


Secom/TRT-14 (Colaboração: Ejud-14)
Esta matéria tem caráter informativo, sem cunho oficial.
É permitida a reprodução mediante citação da fonte.

Compartilhar este post