PopRuaJud valoriza ações que aproximam a Justiça da população em situação de rua

Prêmio nacional reconhece iniciativas que promovem inclusão, dignidade e acesso efetivo aos direitos fundamentais.
O Prêmio de Boas Práticas na Política Judiciária Nacional para a População em Situação de Rua (PopRuaJud), promovido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), destaca-se como uma iniciativa essencial para o fortalecimento de políticas públicas voltadas à promoção da cidadania e da justiça social.
Com o objetivo de reconhecer e incentivar ações inovadoras, eficazes e humanizadas, a premiação valoriza práticas desenvolvidas por tribunais e órgãos do sistema de Justiça que ampliam o acesso de pessoas em situação de rua aos serviços judiciais. Ao estimular a troca de experiências e a adoção de soluções que geram impacto positivo, o PopRuaJud reafirma o papel do Judiciário na defesa dos direitos humanos e na superação das desigualdades sociais.
A premiação contempla duas categorias: Inovação na Prestação de Serviços Judiciais e Impacto Social e Transformação, evidenciando projetos que geram resultados concretos, seja por meio da modernização dos serviços oferecidos, seja pela ampliação do alcance e da efetividade das ações voltadas à população vulnerável.
O Tribunal Regional do Trabalho da 14ª Região (RO/AC) reconhece a importância do PopRuaJud como fonte de inspiração para o desenvolvimento de iniciativas comprometidas com a equidade, a dignidade humana e a construção de uma Justiça mais acessível e inclusiva. O fortalecimento de políticas públicas com esse perfil está alinhado aos compromissos institucionais da Justiça do Trabalho com a promoção dos direitos fundamentais.
Confira aqui o regulamento completo da premiação
Secom/TRT-14, com informações do CSJT