Presidente do STF e CNJ Rosa Weber visita Vara de Trabalho de Cruzeiro do Sul no Acre
O juiz auxiliar da Presidência do TRT-14 e titular da VT do município acompanhou a visita histórica da ministra, que cumpriu uma vasta agenda no Acre e no Amazonas
A presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), ministra Rosa Weber, desembarcou na manhã de terça-feira, 21, no aeroporto de Cruzeiro do Sul, interior do Acre. A ministra foi recepcionada pela presidente do Tribunal de Justiça do Acre (TJAC), que está governadora em exercício do Estado, a desembargadora Regina Ferrari, pelo presidente em exercício do TJAC, desembargador Luiz Camolez, além de outros desembargadores e juízes de direito e do trabalho, entre eles, o juiz auxiliar da Presidência do Tribunal Regional do Trabalho da 14ª Região (RO/AC) e titular da Vara de Trabalho do município de Cruzeiro do Sul, Augusto Nascimento Carigé.
A ministra chegou ao Estado, após cumprir agenda em Tabatinga/AM na segunda, 20, em que lançou cartazes que explicam o funcionamento das audiências de custódia e os direitos dos presos em quatro línguas indígenas - Tikuna, Marubo, Kanamari e Matis. A ação demonstra a preocupação do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) em promover a inclusão e a garantia do acesso à justiça para todos os cidadãos, independentemente da origem ou cultural.
No Acre, fez parte da agenda da ministra, a visita à Aldeia Paraná. Teve também a homenagem do Poder Judiciário, que entregou a ela o Colar do Mérito Judiciário, a maior honraria da Justiça do Estado do Acre. A entrega foi realizada no Centro Cultural do Juruá, em Cruzeiro do Sul. “Essa homenagem vem direto ao meu coração. Estou extremamente honrada e feliz por estar aqui e agradecida a todos”, disse a ministra em seu discurso, ao receber a honraria.
Em seguida a solenidade, a presidente do STF e CNJ, juntamente com o ministro do Tribunal Superior do Trabalho (TST), Luiz Philippe Vieira de Mello Filho, e os demais integrantes da comitiva, visitaram ainda as instalações do TRT-14 em Cruzeiro do Sul, na companhia do titular da Vara de Trabalho do município, o juiz Augusto Carigé. Durante a visita a ministra relembrou que é oriunda da Justiça do Trabalho, tendo ingressado como juíza substituta em 1976. Ela disse que ficou muito satisfeita com as instalações físicas da Unidade e ressaltou sua posição em defesa da instituição.
O juiz Carigé, agradeceu a gentileza da visita da ministra e ressaltou a importância desse momento. “Esse é um fato histórico, é uma emoção para todos nós, incluindo servidores e estagiários, que recebemos ao mesmo tempo dois ministros oriundos da Justiça do Trabalho”. O juiz aproveitou a visita da ministra e sua equipe, e destacou ainda os desafios, dificuldades e peculiaridades que enfrentam o jurisdicionado na região do vale do Juruá.
Secom/TRT14 (Yonara Werri | Fotos: TJAC)
Esta matéria tem caráter informativo, sem cunho oficial.
É permitida a reprodução mediante citação da fonte.