Primeiras correições de 2024 do TRT-14 buscam inovação e aprimoramento na Justiça do Trabalho em RO e AC

O presidente e corregedor regional, desembargador Osmar J. Barneze, vem implementando continuamente inovações e aprimoramentos nos trabalhos correicionais

O Tribunal Regional do Trabalho da 14ª Região (RO/AC) deu início ao seu calendário de correições ordinárias de 2024, focando em aprimorar a prestação jurisdicional através de inovações na análise de dados referente à prestação jurisdicional. Sob a condução do presidente e corregedor Regional, desembargador Osmar J. Barneze, as atividades começaram em fevereiro pela 5ª Vara do Trabalho de Porto Velho, nos dias 29 de fevereiro e 1º de março, seguidas pelas correições na 6ª Vara do Trabalho de Porto Velho (7 e 8 de março), no Núcleo de Justiça 4.0 (11 de março), e mais recentemente, na Vara do Trabalho de Vilhena (8 e 9 de abril).

Em comparação aos trabalhos correcionais de 2023, uma das principais inovações é a inclusão de uma abordagem voltada aos indicadores do Prêmio CNJ de Qualidade, no sentido de alinhar com as melhores práticas reconhecidas nacionalmente.

Segundo informações da Secretaria da Corregedoria Regional, busca-se também um incremento na análise do Projeto Garimpo, com um resumo detalhado e indicação de novas diretrizes, refletindo um esforço contínuo na identificação e no aproveitamento de depósitos judiciais esquecidos ou não reclamados. A análise das perícias também foi ampliada, abrangendo aspectos comparativos quanto ao quantitativo e prazo por tipo de perícia, assim como uma retomada na abordagem voltada ao pagamento de honorários periciais e aos processos administrativos relacionados (PROADs).

Outro ponto de destaque apontado pela unidade é a ampliação da análise atinente aos Precatórios e RPV’s (Requisições de Pequeno Valor), em colaboração com a Secretaria de Precatórios, o que contribui para uma visão mais abrangente e detalhada na atuação. Durante as correições, a Secretaria de Gestão de Pessoas também teve um papel ativo, com foco em questões como o Plano de Capacitação, teletrabalho, quadro de lotação e trabalho remoto.

Foi acentuada também iniciativas como a divulgação do Projeto "Um Sinal Uma Vida", que visa combater a violência doméstica, e os resultados da Pesquisa Interna de Satisfação dos serviços prestados pela Corregedoria Regional.

O corregedor e sua equipe avaliaram os pontos positivos e os principais desafios enfrentados pelas unidades, incluindo produtividade, cumprimento de prazos, desempenho no alcance das metas, índices de conciliação, gestão administrativa, entre outros. Com base nessa avaliação, foram feitas recomendações específicas para cada unidade, visando o aprimoramento contínuo dos serviços prestados à sociedade.

As correições prosseguem na Vara do Trabalho de Colorado do Oeste (RO) desde quinta-feira (11/3), com encerramento nesta sexta-feira (12/3).


Secom/TRT14 (Luiz Alexandre)
Esta matéria tem caráter informativo, sem cunho oficial.
É permitida a reprodução mediante citação da fonte.

Compartilhar este post