TRT-14 fortalece relações com a Corte Interamericana de Direitos Humanos em reunião no IDP e Itamaraty
O encontro é um desdobramento do acordo de cooperação entre as entidades
Nesta sexta-feira (19/8), a presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 14ª Região (RO/AC), desembargadora Maria Cesarineide de Souza Lima, e a juíza Auxiliar da Presidência do TRT-14, Fernanda Antunes Marques Junqueira, reuniram-se no Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa (IDP), em Brasília (DF), com membros da Corte Interamericana de Direitos Humanos. A participação é um desdobramento do convênio da Escola Judicial do Regional (Ejud-14) com a Corte.
A convite da instituição, as magistradas participam também da Semana de Direitos Humanos, organizada pelo Itamaraty e que segue até segunda-feira (22/8). O evento oportuniza a realização de sessões da Corte Interamericana de Direitos Humanos no Brasil.
A próxima segunda-feira marca ainda o início do 150º Período Ordinário de Sessões da Corte Interamericana. De acordo com a presidente do TRT-14, a cooperação tem como objetivo a implementação de ações conjuntas com a realização de atividades acadêmicas relacionadas à educação para direitos humanos e à produção científica de interesse mútuo das partes. “É de fundamental importância o fortalecimento de nossas relações e a difusão dos instrumentos internacionais para a promoção e a defesa dos Direitos Humanos”, frisou a desembargadora que também é diretora da Ejud-14.
Na capital federal, ambas também participaram nesta sexta-feira do Seminário Internacional “A Competência da Justiça do Trabalho”, promovido pelo Tribunal Superior do Trabalho (TST). Em debate, avaliaram sobre o que compete, ou não, à JT no âmbito jurídico.
Secom/TRT14 (Luiz Alexandre)
Esta matéria tem caráter informativo, sem cunho oficial.
É permitida a reprodução mediante citação da fonte.