TRT-14 implementa Programa de Ambientação e Formação para novos servidores

TRT-14 implementa Programa de Ambientação e Formação para novos servidores

A iniciativa visa promover a integração e capacitação dos recém-chegados alinhados às estratégias e valores institucionais do Tribunal.

O Tribunal Regional do Trabalho da 14ª Região (RO/AC), por meio da Secretaria de Gestão de Pessoas (SGEP), estabeleceu novo formato para o Programa de Ambientação e Formação Inicial para novos(as) servidores(as). O novo modelo foi implementado com a publicação da Portaria GP n° 0350, de 05 de abril de 2024, e abrange os nomeados para cargos de provimento efetivo, comissionados e designados para funções comissionadas, tendo como principal objetivo integrar os novos servidores às práticas, valores e planos estratégicos do Tribunal.

A Ambientação Funcional, realizada logo após o ingresso do novo servidor, visa proporcionar consciência sobre direitos, deveres e estrutura organizacional, além de fomentar a responsabilidade socioambiental. Já a Formação Inicial, realizada nos primeiros três anos de ingresso, durante o estágio probatório, foca na integração de conhecimentos acadêmicos com as competências profissionais mínimas necessárias para o exercício do cargo.

O programa aborda áreas essenciais para o desenvolvimento inicial da carreira, como plano estratégico, processos de trabalho, integração interpessoal, saúde no trabalho, segurança da informação e gestão de pessoas. Além disso, será executado virtualmente por meio de cursos à distância, aulas virtuais e material de apoio disponibilizado na Intranet do Tribunal com temas diversos, como Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), estágio probatório, averbação de tempo de serviço, normas e procedimentos, ética no Serviço Público, entre outros.

Segundo a SGEP, o novo regulamento traz uma inovação importante para a Formação Inicial dos servidores, pois estabelece cursos obrigatórios durante o estágio probatório, sem prejuízo de outras capacitações que também serão oferecidas neste período, conforme o Plano de Capacitação.

A formação de até seis semestres deverá ser realizada, preferencialmente, durante o expediente e iniciada no primeiro semestre após o ingresso ao Tribunal e chegada na unidade. Fazem parte da execução do programa as unidades estratégicas Secretaria de Gestão de Pessoas, Escola Judicial e Secretaria de Governança.

Para mais informações ou dúvidas, contatar os servidores da Divisão de Seleção e Desenvolvimento da Secretaria de Gestão de Pessoas, por meio do chat, balcão virtual ou e-mail.


Secom/TRT14 (Ana Clara Lages)
Esta matéria tem caráter informativo, sem cunho oficial.
É permitida a reprodução mediante citação da fonte.

Compartilhar este post