TRT-14 inicia expansão do Sistema Galileu para todas as unidades judiciárias de 1º Grau

Ferramenta de IA Generativa otimiza a rotina de magistrados e servidores no TRT-14.
Nesta sexta-feira (15/8), o Tribunal Regional do Trabalho da 14ª Região (RO/AC) deu início à expansão do Sistema Galileu para todas as unidades judiciárias de 1º Grau, marcando um passo importante na inovação e modernização da Justiça do Trabalho nos estados de Rondônia e Acre.
O marco inicial foi o Workshop de Expansão do Sistema Galileu, realizado de forma online, via Google Meet, com a participação de cerca de 80 integrantes da instituição, entre desembargadores, juízes e servidores. O evento foi promovido pela Presidência do Tribunal, Corregedoria e Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação (Setic).
O Sistema Galileu é uma solução tecnológica integrada ao Sistema de Processo Judicial Eletrônico (PJe-JT), onde o TRT-14 firmou termo de cooperação com o TRT da 4ª Região (RS), durante a sessão do Coleprecor em Brasília, em março/2025. Utilizando Inteligência Artificial Generativa, a ferramenta auxilia na confecção e revisão de relatórios de sentenças, garantindo mais celeridade, padronização e precisão às decisões judiciais. Entre suas funcionalidades, destacam-se: a geração automatizada de documentos; a padronização de modelos e textos jurídicos; e a integração com sistemas nacionais da Justiça do Trabalho.
Esses recursos proporcionam ganhos expressivos de produtividade, celeridade liberando mais tempo para que magistrados se dediquem à análise do mérito processual.
Durante o workshop, os magistrados Ricardo César, Vitor Yamada e Charles Trois, que participaram do projeto-piloto no TRT-14, apresentaram as principais funcionalidades do sistema, demonstraram fluxos de uso e compartilharam resultados positivos já obtidos, uma vez que possuem expertise e destacado conhecimento prático, teórico, com didática e interação com os participantes, fazendo do evento um encontro de grande disseminação de conhecimento.
Para o presidente do Regional, desembargador Ilson Alves Pequeno Junior, “o Galileu é um avanço estratégico para a Justiça do Trabalho na 14ª Região. Ele alia tecnologia de ponta com o auxílio de IA à atividade jurisdicional, fortalecendo nosso compromisso com a celeridade e a qualidade da prestação jurisdicional”.
O vice-presidente e corregedor Regional, desembargador Carlos Augusto Gomes Lôbo, destacou que “a implantação do Galileu representa um importante apoio à atuação dos Pólos e Varas do Trabalho, permitindo maior uniformidade e eficiência nas decisões, sempre em benefício da sociedade que busca o Judiciário Trabalhista”.
A implantação do Sistema Galileu no TRT-14 segue o cronograma definido pelo Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT) e já está disponível para todas as unidades de primeiro grau da 14ª Região.
Secom/TRT-14 (Com informações da Setic)
Esta matéria tem caráter informativo, sem cunho oficial.
É permitida a reprodução mediante citação da fonte.