TRT-14 prioriza saúde de magistrados e servidores com programa de exames periódicos

Imagem da sala virtual durante atividades do grupo de sensibilização.

Notícia em Áudio

Iniciativa que começou por Vilhena leva conscientização e cuidado à saúde dos membros do tribunal.

A Justiça do Trabalho da 14ª Região (RO/AC) iniciou uma importante iniciativa em direção à valorização da saúde e do bem-estar de seus magistrados(as) e servidores(as). O Tribunal lançou um programa de conscientização sobre a importância de realizar exames periódicos de saúde. O grupo de sensibilização, coordenado pela Seção de Qualidade de Vida e da Enfermagem, oferece informações sobre exames necessários para a detecção precoce de doenças, destacando os riscos à saúde que podem ser identificados e a importância  do acompanhamento contínuo.

Para o coordenador de Assistência à Saúde do TRT-14, Frederico Alves Rangel, mais do que fornecer informações, a iniciativa busca criar uma cultura de cuidado com a saúde no ambiente de trabalho. “A ideia é proporcionar aos profissionais do tribunal, o conhecimento necessário para gerir sua própria saúde de forma consciente e eficaz. O que refletirá em um ambiente laboral mais saudável e produtivo”, avaliou.

A iniciativa, fruto de sugestões dos próprios servidores(as), merece destaque. Márcio da Silva Lima, diretor da Vara de Trabalho de Vilhena, foi o que primeiro impulsionou a ideia, ainda em 2024.

O lançamento oficial ocorreu em 20 de março, na VT de Vilhena. As atividades serão  estendidas a outras VTs, que já estão agendadas, seguindo o calendário das correições no Tribunal. A troca de experiências sobre a rotina de trabalho e a importância do autocuidado foi considerada uma experiência enriquecedora pelos participantes. No segundo semestre deste ano, a iniciativa deverá se estender às unidades administrativas.

O programa faz parte das metas da Coordenadoria de Assistência à Saúde para atender às recomendações da Comissão Gestora de Saúde do Tribunal (CGJT) em 2025. Realizar a ação demonstra que o TRT-14 investe não apenas na justiça, mas também no bem-estar de quem a constrói diariamente.


Secom/TRT-14 (Yonara Werri)
Esta matéria tem caráter informativo, sem cunho oficial.
É permitida a reprodução mediante citação da fonte.

Compartilhar este post