TRT-14 promove Workshop sobre Autenticação de Múltiplo Fator

Vista superior do cadeado de aço e do teclado do computador.

O evento visa à segurança das informações e das soluções tecnológicas gerenciadas pelo Tribunal.

Em um esforço contínuo para aprimorar a segurança das informações e soluções tecnológicas institucionais, o Tribunal Regional do Trabalho da 14ª Região (RO/AC) promoveu, em 18 de junho de 2024, um workshop sobre a ativação do Múltiplo Fator de Autenticação (MFA). O evento, realizado por meio de videoconferência, reuniu magistrados(as), servidores(as) e demais colaboradores(as) que utilizam os recursos de Tecnologia da Informação.

O workshop teve como objetivo principal esclarecer e orientar os(as) participantes sobre o uso do recurso de autenticação de dois fatores (2FA) ou Múltiplo Fator de Autenticação. Essa tecnologia é extremamente reconhecida como importante recurso para proteger sistemas e dados contra acessos não autorizados, adicionando uma camada extra de segurança além da tradicional combinação de nome de usuário(a) e senha.

Durante o evento, foram abordados aspectos técnicos e práticos relacionados à configuração inicial do MFA, bem como os diferentes tipos de fatores de autenticação disponíveis, como códigos enviados via SMS, correio eletrônico e aplicativos autenticadores.

O workshop, conduzido pelo Secretário de Tecnologia da Informação, Robert Rosa, contou com ampla participação dos(as) usuários(as). Robert destacou que a adesão ao MFA, além de fazer parte de um conjunto de medidas adotadas pela Justiça do Trabalho da 14ª Região para ampliar  a segurança das informações digitais da instituição, atende à Portaria Nº 140 de 22/04/2024 do Conselho Nacional de Justiça. “A ativação do MFA objetiva criar uma camada extra de segurança durante os acessos aos sistemas informatizados", enfatizou.

Os(as) participantes elogiaram a iniciativa, ressaltando a relevância do tema para o dia a dia do Tribunal e a importância de esclarecimento das informações apresentadas.

Além do workshop, outras ações estão sendo planejadas, como treinamentos contínuos em segurança da informação, atualizações periódicas dos sistemas de TI e campanhas de conscientização sobre boas práticas de segurança.


Secom/TRT-14 (Com informações da Setic)
Esta matéria tem caráter informativo, sem cunho oficial.
É permitida a reprodução mediante citação da fonte.

Compartilhar este post