TRT-RO/AC homenageia personalidades e servidores com comendas e medalhas
No último dia 03, vinte personalidades foram homenageadas pelo Tribunal Regional do Trabalho da 14ª Região (TRT-RO/AC) com a entrega pelo Pleno de comendas e medalhas. A sessão solene telepresencial, reuniu autoridades judiciárias, servidores, familiares dos agraciados, estagiários e colaboradores para a entrega da Ordem do Mérito Judiciário Trabalhista TRT da 14ª Região e da Medalha do Mérito Funcional.
Na abertura da solenidade, a presidente do Regional e Chanceler da Ordem, desembargadora Maria Cesarineide de Souza Lima, ressaltou a importância de reconhecer, na mesma semana que o TRT comemorou os seus 35 anos de instalação, as pessoas que contribuíram para o fortalecimento, valorização e dignidade do Poder Judiciário Trabalhista. “O TRT14 rende seus agradecimentos aos homenageados por serem protagonistas da construção do projeto constitucional de uma sociedade verdadeiramente justa, fraterna e solidária”, registrou.
“O Tribunal Pleno tem a plena consciência que a trajetória exitosa no cumprimento de sua missão institucional se deve à atuação e contribuição de pessoas comprometidas com a melhoria constante dos serviços públicos, qualidades essas que se encontram presentes em cada nome hoje celebrado”, destacou na ocasião a presidente.
A Ordem do Mérito Judiciário Trabalhista Tribunal Regional do Trabalho da 14ª Região, instituída pela Resolução nº 017, de 15 de maio de 2000, é constituída em três graus: Grão-Colar, Comendador e Oficial, destinadas a agraciar os magistrados, pessoas físicas ou instituições, que se destaquem ou tenham se destacado no mundo jurídico ou prestado relevantes serviços ao Poder Judiciário, especialmente ao Judiciário Trabalhista, à sociedade, ao Estado e à República Federativa do Brasil, bem como por méritos pessoais.
No grau Grão-Colar, foram agraciados o vice-presidente do Tribunal Superior do Trabalho e do Conselho Superior da Justiça do Trabalho, ministro Luiz Philippe Vieira de Mello Filho, o ministro Substituto do Tribunal de Contas da União, André Luís de Carvalho, o desembargador do TRT da 18ª Região (Goiás), Paulo Sérgio Pimenta, e a desembargadora do TRT da 16ª Região (Maranhão), Ilka Esdra Silva Araújo. Já no grau Comendador, foram homenageados a juíza do trabalho titular da Vara do Trabalho de Cacoal/RO, Ana Maria Rosa dos Santos, o juiz do trabalho titular da Vara do Trabalho de Jaru/RO, Ricardo César Lima de Carvalho Sousa, o juiz do trabalho de titular da Vara do Trabalho de Buritis/RO, Dorotheo Barbosa Neto, a juíza do Trabalho titular da Vara do Trabalho de Guajará-Mirim/RO, Soneane Raquel Dias Loura, a procuradora do trabalho do Ministério Público do Trabalho da 14ª Região, Marielle Rissanne Guerra Viana Cardoso, e o médico e perito judicial, Heinz Roland Jakobi.
Na oportunidade, o ministro Luiz Philippe fez um reconhecimento público da atuação da Justiça do Trabalho da 14ª Região. “Nesse país tão desigual, num momento que vivemos, a importante participação do TRT14 no Acre e Rondônia tem feito a diferença, assim fez também o seu acesso à Justiça ampliada no período da pandemia que se tornou modelo para todo o país, inclusive para a vice-presidência do tribunal que se inspirou no modelo de tecnologia que foi utilizado pela 14ª Região para permitir o acesso de todos em distâncias tão longínquas e o funcionamento da justiça. Cumprimento o tribunal por esse esforço”, enfatizou.
“Cumprimento todos os juízes e juízas que se esmeraram na pandemia para atender às pessoas tão carentes que precisam de nós e a pacificar este conflito tão relevante. A Justiça do Trabalho junta se mostra grande a ponto de não se curvar àqueles que querem ou que tentam por sua vez tornar-nos menores”, evidenciou o ministro.
Os servidores e servidoras agraciados com a Medalha do Mérito Funcional foram: Ana Cláudia Miranda Lopes Assis, Estácio Trajano Borges, Fabíola de Oliveira Lima de Souza, Juliana Barbosa de Araújo, Luiz Augusto de Freitas Guimarães, Manoel Luiz Guimarães Filho, Margareth Aien Zancan e Silva, Neura Eugênia de Oliveira, Robert Armando Rosa e Rodrigo Araújo da Silva.
A Medalha do Mérito Funcional da Justiça do Trabalho da 14ª Região, instituída pelo Tribunal Pleno por meio da Resolução Administrativa nº 165/2012, é destinada a premiar, anualmente, servidores que tenham se destacado pelos relevantes e assinalados serviços que prestam ao Tribunal e se distinguido no exercício de suas atividades.
Todos os agraciados pelas comendas e medalhas receberam uma homenagem especial com a divulgação de vídeos durante a solenidade com a breve trajetória de cada um.
Confira como foi o evento no canal do TRT14 no YouTube
Secom/TRT14
Esta matéria tem caráter informativo, sem cunho oficial.
É permitida a reprodução mediante citação da fonte.