Vara do Trabalho de Rolim de Moura integra Ações de Cidadania na Semana Nacional da Conciliação
A Vara do Trabalho de Rolim de Moura integrou, durante a XIII Semana de Conciliação, de 5 a 9 de novembro, ações de cidadania com os programas de responsabilidade social "Justiça do Trabalho de Portas Abertas" e "Justiça do Trabalho Solidária". As ações tiveram a participação de acadêmicos de direito da Faculdade de Rolim de Moura e da Secretaria Municipal de Saúde de Rolim de Moura.
A Semana Nacional de Conciliação, desenvolvida pelo Conselho Nacional de Justiça em esforço concentrado com todos os Tribunais do país, tem como objetivo a resolução do maior número de processos possíveis pela via da conciliação e mediação.
Em Rolim de Moura, a Vara do Trabalho que tem jurisdição também nos municípios de Nova Brasilândia d'Oeste; Novo Horizonte do Oeste; Santa Luzia d'Oeste, Alto Alegre dos Parecis e Alta Floresta d'Oeste, conseguiu realizar mais de 48% de conciliação nos processos incluídos na pauta de audiência, alcançando um valor de R$ 292.352,59. Desses processos, na fase conhecimento a conciliação foi de 46,41% e na execução de 66,67%.
Ações de Cidadania
A Vara do Trabalho, ainda no decorrer da Semana Nacional de Conciliação, sob a coordenação do Juiz do Trabalho José Roberto Coelho Mendes Junior, titular da unidade, desenvolveu os programas de responsabilidade social "Justiça do Trabalho de Portas Abertas" e "Justiça do Trabalho Solidária". Destacando a importância dos programas sociais desenvolvidos que integram o projeto estratégico TRT 14 Cidadania, do Tribunal Regional do Trabalho da 14ª Região, o magistrado enfatizou a possibilidade de maior interação e estreitamento de laços com a sociedade.
No programa "Justiça do Trabalho de Portas Abertas" quatro turmas de acadêmicos de direito da Faculdade Rolim de Moura - FAROL visitaram a Vara do Trabalho, onde receberam orientações sobre processo e direito do trabalho. Além dos servidores da secretaria que falaram sobre os trabalhos desenvolvidos desde o ajuizamento da ação até a decisão final de mérito, ainda tiveram orientações sobre o trabalho pericial técnico, apresentada pelo perito Adalberto Braga de Carvalho.
Na sala de audiências o juiz José Roberto falou aos acadêmicos sobre a solenidade e tirou dúvidas dos
estudantes sobre questões relacionados ao processo do trabalho. O programa teve a participação dos servidores Jorge Batista dos Santos, George Gomes da Silva Junior, Sady Cardoso Pinto, José Vieira de Araújo Filho, Ana Gabrielle Ladislau de Sena, Joaquim Camelo Junior e as estagiárias Monalisa de Witt Ardenghy e Larissa Catrinck Campos.
O "Justiça do Trabalho Solidária" foi realizada em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Rolim de Moura em ações. A primeira para atender o Hospital Municipal João Amélio da Silva, que recebeu doação de vinte colchões hospitalares para garantir o funcionamento de leitos que estavam sem utilização pela unidade de saúde. A segunda, com destinação de recursos oriundos de conta centralizadora de condenações, para atender a Campanha Novembro Azul, de prevenção e combate ao câncer de próstata, desenvolvida nas unidades de saúde Centro Norte, Cidade Alta,Jardim Tropical, Nova Estrela, Albert Sabin e Planalto, de Rolim de Moura.
Secom/TRT14 c/colaboração de Jorge Batista dos Santos/VT Rolim de Moura
Esta matéria tem caráter informativo, sem cunho oficial
É permitida a reprodução mediante citação da fonte