Varas de Porto Velho e Rio Branco completam 40 anos e entram na era eletrônica

O marco é lembrado agora sob o contraste da modernização do processo judicial que passará a ser eletrônico nas Varas do Trabalho de Porto Velho a partir do próximo dia 9 de julho. As Varas do Trabalho de Rio Branco já estão funcionando com o sistema Pje-JT, além das Varas de Vilhena, Ouro Preto do Oeste, jaru e de Ariquemes, em Rondônia.
"Tal como vivenciamos a transição da máquina de escrever para o computador nesses 40 anos, o mesmo acontece agora com a substituição do processo de papel para o eletrônico. Sem dúvida, um grande avanço para a sociedade e o meio ambiente", ressaltou o presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 14ª Região, desembargador Ilson Alves Pequeno Junior, ao falar do marco.
Na 1ª JCJ de Porto Velho, exerceram a titularidade da antiga Junta de Conciliação e Julgamento os juízes Vulmar de Araújo Coêlho Junior, José Roberto Gomes, Shikou Sadahiro e o juiz Lafite Mariano, que até hoje continua como titular da agora 1ª Vara do Trabalho de Porto Velho.

Na época, as Juntas pertenciam à jurisdição do Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região, juntamente com o Pará, Amazonas, Amapá, Roraima, Guaporé e Acre. Em 1981, com a criação da 11ª Região com sede no Amazonas, os Estados de Rondônia e Acre passaram a fazer parte da jurisdição daquela Região, até a criação do Tribunal Regional do Trabalho da 14ª Região, pela Lei nº 7.523 de 17 de julho de 1986, assinada pelo presidente da República, José Sarney, e o ministro da Justiça, Paulo Brossard.
A Justiça do Trabalho brasileira é integrada atualmente pelo Tribunal Superior do Trabalho, com sede em Brasília, 24 Tribunais Regionais do Trabalho e 1.518 Varas do Trabalho criadas (sendo 1.413 instaladas, conforme dados estatísticos de 2011, publicados no Portal do TST).
Com 70 anos completados em 2011, a Justiça do Trabalho foi instituída e estruturada por meio do Decreto-Lei nº 1.237, de 1º de maio de 1939. Foi instalada e entrou em efetivo funcionamento, inaugurando-se em todo o país, em 1º de maio de 1941.
Ascom/TRT14 (Com informações da Seção de Memória Institucional - Secretaria Judiciária e do TRT da 8ª Região)
Permitida a reprodução mediante citação da fonte ASCOM/TRT14
Siga o Twitter @TRTNoticia (69) 3211 6371 e 9976 1235