VT de Jaru (RO) articula com a Emater a instalação de Pontos de Inclusão Digital em Governador Jorge Teixeira, Theobroma e no Distrito de Colina Verde
Iniciativa visa garantir maior acesso da população à Justiça do Trabalho com atendimento fixo nas localidades
O Projeto “Justiça do Trabalho Presente”, política pública de acesso à justiça implementada pelo Tribunal Regional do Trabalho da 14ª Região (RO/AC), vem se expandindo nos estados de Rondônia e Acre. Na semana passada, a Vara do Trabalho de Jaru (RO) fez avanços no acerto de parcerias.
O juiz do Trabalho Titular, Ricardo César Lima de Carvalho Sousa, e o diretor de Secretaria, Jean Carllo da Costa Barlatti, percorreram cerca de 150 km da sede até o Distrito de Colina Verde (RO) e os municípios Governador Jorge Teixeira (RO) e Theobroma (RO), que são a jurisdição da Vara, para visitarem as sedes da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater). Na ocasião, verificaram as condições das instalações para a instalação dos Pontos de Inclusão Digital (PIDs).
Na oportunidade o magistrado conversou com os administradores locais do órgão, onde explicou o que seriam os PIDs e como funcionariam a fim de maximizar o acesso à justiça e de resguardar os excluídos digitais. “É uma parceria muito importante que a Justiça do Trabalho realiza com a Emater e outros órgãos para garantir o acesso do cidadão aos serviços digitais da JT, onde pelo computador, o atendimento é prestado por servidores que se encontram disponíveis no Balcão Virtual”, reforçou Ricardo César.
Por fim, o magistrado aprovou as instalações que apresentam boa conexão com a internet. Caberá ao Regional ceder os equipamentos de informática com câmeras e microfones para viabilizar a implantação e iniciar os atendimentos de forma remota. O diretor Jean Carllo relatou que os servidores da Emater receberam muito bem a iniciativa e se disponibilizaram a realizar o treinamento para auxiliar os jurisdicionados a se conectarem pelo Zoom e Google Meet, aplicativos utilizados pelo TRT para audiências virtuais e atendimento pela Coordenadoria de Atendimento e Atermação Virtual (CAAV).
Secom/TRT14 (Luiz Alexandre, com informações da VT de Jaru | Fotos: VT de Jaru)
Esta matéria tem caráter informativo, sem cunho oficial.
É permitida a reprodução mediante citação da fonte.