NORTEADORES DA SETIC
A atuação da Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação é norteada por diversos instrumentos de planejamento. Dentre eles são fundamentais: o Plano Diretor de TIC - PDTIC, que é um instrumento de diagnóstico, planejamento e gestão dos recursos e processos de TIC, com o objetivo de atender às necessidades finalísticas e de informação e a Estratégia Nacional de Tecnologia da Informação e Comunicação do Poder Judiciário - ENTIC-JUD e o Plano Estratégico de TIC do CSJT.
Além destes, a SETIC ocasionalmente desenvolve outros planos auxiliares que, da mesma maneira, têm como objetivo melhor empregar os seus recursos. Estes planos auxiliares têm escopo mais focal e geralmente são respostas à dinâmica de operação da Secretaria e visam, notadamente, mitigar deficiências ou aproveitar oportunidades conjunturais percebidas.
MODELO DE GOVERNANÇA
O Modelo de Governança de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) do TRT14 é definido pela Política de Governança de Tecnologia da Informação e Comunicação (PGTIC), instituída pela Resolução Administrativa N. 082, de 25 de outubro de 2022. Ele está alinhado às orientações do Conselho Nacional de Justiça acerca da Governança e Gestão de Tecnologia da Informação e Comunicação no âmbito do Poder Judiciário, estabelecidas mediante a Resolução nº 370/2021 (ENTIC-JUD).
O modelo tem como principal instância o Comitê de Governança de Tecnologia da Informação e Comunicação do TRT14 (CGTIC), que é um órgão colegiado permanente voltado ao assessoramento da Presidência do Tribunal nos temas relacionados à governança de TIC. O CGTIC tem como objetivos analisar e aprovar políticas, diretrizes, metas institucionais e objetivos estratégicos relativos à TIC; definir e orientar demandas de investimentos tecnológicos; definir e acompanhar os planos diretores de TIC; definir e comunicar as diretrizes para as contratações de soluções de TIC; definir e comunicar as diretrizes para gestão do portfólio de projetos e de ações; além de definir e comunicar diretrizes para avaliação do desempenho de TIC. As demais estruturas envolvidas estão voltadas para o apoio à gestão, e são elas: Comitê de Gestão de Tecnologia da Informação e Comunicação (CGesTIC), o CSI - Comitê de Segurança da Informação e a Divisão de Governança, Apoio à Gestão de TIC e Iniciativas Nacionais.
O CGesTIC é a instância técnica de apoio à área de Tecnologia da Informação e Comunicação na elaboração de planos táticos e operacionais, análise das demandas, acompanhamento da execução de planos, proposição de planejamentos, e estabelecimento de indicadores operacionais. O CSI - Comitê de Segurança da Informação delibera acerca de assuntos voltados à segurança da informação institucional e a Divisão de Governança, Apoio à Gestão de TIC e Iniciativas Nacionais tem por finalidade auxiliar nas atividades atinentes ao direcionamento e alinhamento das ações de TIC com as necessidades do TRT14, fornecendo às instâncias decisórias as informações necessárias para orientar a tomada de decisão em relação aos recursos de TIC.