TRT de Rondônia e Acre prepara servidores para aposentadoria

 
Os servidores do Tribunal Regional do Trabalho da 14ª Região, de Rondônia e Acre, que estão prestes a aposentar participaram, do IX Encontro do Programa Preparação para Aposentadoria e Vida Plena do Tribunal (PPA), realizado nos dias 22 e 23 de outubro no Espaço Cultural do Regional. 
 
O secretário geral da presidência Tribunal, João Bosco Machado Miranda, ressaltou que o PPA é alinhado às perspectivas estratégicas do Plano Estratégico Participativo 2015-2020. "A administração preocupada com o futuro dos funcionários, investe no programa, com objetivo de prepará-los para nova fase de suas vidas e contribuir com a qualidade de vida ao se aposentar", disse João Bosco.
 

Idealizada pela Secretaria de Gestão de Pessoas, por meio de suas unidades, o Núcleo de Assistência à Saúde e Seções de Psicologia e Assistência Social, esta edição do PPA, reuniu cerca de 40 servidores, teve como tema "Envelhecimento Saudável e Qualidade de Vida", sendo coordenada pela chefe da seção de Assistência Social, Taís Fusinato, que enfatizou os objetivos de proporcionar a reflexão e preparação para o momento da aposentadoria. "Pelo menos 20% dos servidores atuais tem uma possibilidade real de aposentar nos próximos dois anos, número bastante considerável, então esse público precisa se preparar, refletir, trocar ideias porque toda mudança exige cuidado" ressalta a assistente social.

 
A professora de Yoga, Silvania Oliveira do Nascimento abordou sobre o stress e como usá-lo favoravelmente no momento de decidir pela  aposentadoria. Como prática ela fez uma aula de Yoga, onde trabalhou o relaxamento e o olhar para si. Como o objetivo do PPA e Vida Plena é de que os participantes sejam sujeitos ativos no seu processo de aposentadoria, esta atividade visou a reflexão sobre continuar trabalhando ou aposentar e os efeitos desta decisão na qualidade de vida de cada um.
 
O psicólogo e gerontólogo, Wallace Hetmanek dos Santos, trouxe aos participantes uma reflexão de como é que se pode produzir efetivamente o envelhecimento e incentivo para produzir algo legal nessa nova fase da vida. "O Encontro trouxe desafios, a interação foi muito boa, prazerosa,  reconhecer o papel da velhice, tentar fugir dos preconceitos, envelhecimento não é doença, que pode ser uma época muito produtiva, muito feliz", ressaltou Hetmanek.
 

Servidores que se encontram em pleno gozo da aposentadoria e se prepararam através de Encontros anteriores, deram depoimentos de incentivo e reflexões aos futuros aposentados. 

O juiz aposentado Lafite Mariano, em seu depoimento, falou que é preciso se preparar para se desvincular, do mesmo jeito que  nos preparamos para ingressar na atividade profissional. "Preparar-se psicologicamente e se organizar para o dia da aposentadoria porque todos nós trabalhamos pensando nela, e ela um dia virá", enfatiza Mariano.
 
O servidor aposentado Antonio Abelardo da Silva, ressaltou que a aposentadoria é um projeto, e como tal tem que ser tomados todos cuidados e providências para que possa ter êxito. "Por isso reflito de grande importância o PPA que dentre tantos outros direcionado a servidores é um dos grandes programas de incentivo e do preparo no esclarecimento dessa transição para a aposentadoria", concluí.
 
"Hoje eu aposentei o relógio, nada de compromissos que me deixem presa, hoje estou assim leve, livre e solta para fazer do meu horário aquilo que quero",  declarou a servidora aposentada Ana Lídia Nascimento Chagas, ex integrante da SETIC.
 
"A vida é um sonho, enquanto estamos trabalhando é uma realidade e quando a gente se aposenta é outra vida, mas a gente não pode parar de sonhar porque quando a gente para de sonhar tudo se acaba", falou a servidora Jorgete Teresinha Prata de Sousa Lima Bilio, que hoje exerce a psicologia. 
 
O técnico judiciário Natal Vieira Almeida,  lotado na 1ª Vara do Trabalho de Porto Velho, ingressou na Justiça do Trabalho quando Rondônia e Acre era vinculado ao TRT da 8ª Região e está prestes a se aposentar. Ele falou que o encontro foi esclarecedor no sentido do que viria ao se aposentar. "O encontro deu muita noção do que viria depois, e que nossa vida não vai terminar quando a gente se aposentar, mesmo sendo outra etapa da vida, gente vai caminhar".
 
"É uma preparação para o futuro não aquele futuro que você tem que ficar só em casa dormindo, não ter o que fazer mas o futuro de uma vida plena, porque sem essa preparação antes o servidor fica meio perdido", esclareceu Antônio Ferreira da Silva Vilela, técnico judiciário, calculista do  Fórum Trabalhista de Ji-Paraná.
 
Raimunda Ângela da Silva, técnico judiciário, do setor de distribuição do  Fórum Trabalhista de Rio Branco (AC), falou que o Programa Preparação para Aposentadoria e Vida Plena do Tribunal, serviu de incentivo e que não vai ficar parada ao se aposentar, a vida continua cada dia melhor e deixa um recado para os colegas. "Que venham participar que é muito bom, muito gratificante, a gente aprende muita coisa".
 
O servidor Manoel Alves de Souza, do Núcleo de Cálculo Judiciais, fez uma poesia que expõe  claramente o sentimento com relação à aposentadoria.
 
"LIBERDADE
 
Que sonhos me movem?
Que anjos me habitam?
Que passos darei nessa nova jornada?
 
Sonho em abandonar as máscaras que me foram impostas
Sonho em romper as rotinas que moldaram meu ser
E descontaminar-me dos vícios passados.
Virar a página.
Desprender-me.
 
Vou buscar minha essência.
Resgatar o meu "EU"
Vou reinventar-me
vou andar com o anjo da felicidade,
Vou ser Feliz".
 
Autor: servidor Manoel Alves de Souza
 
 

AscomTRT14 (Alberto Alves)
Permitida a reprodução mediante citação da fonte ASCOM/TRT14
Siga o Twitter @TRTNoticia - (69) 3211 6371
 

Compartilhar este post