38º Encontro de Magistrados(as) da Justiça do Trabalho de Rondônia e Acre começa na próxima semana

encontro magistados

Notícia em Áudio

Durante três dias, palestrantes convidados e integrantes da magistratura debatem os desafios do Judiciário

A Escola Judicial do Tribunal Regional do Trabalho da 14ª Região (RO/AC) realiza, entre os dias 7 e 9 de outubro de 2025, o 38º Encontro de Magistradas e Magistrados da Justiça do Trabalho de Rondônia e Acre, reunindo autoridades, docentes e membros da magistratura para debater os desafios contemporâneos do Judiciário.

Com o tema “Poder Judiciário e os Desafios do Século XXI: Inovação, Sustentabilidade e Justiça Humanizada”, o evento será realizado em diferentes espaços da capital Porto Velho e inclui conferências, debates temáticos e treinamentos teóricos e práticos voltados ao aprimoramento da atuação judicial.

A programação se inicia com a solenidade de abertura, que contará com a participação do presidente da Amatra-14, juiz Carlos Antônio Chagas Júnior; da diretora da Escola Judicial, desembargadora Maria Cesarineide de Souza Lima; e do presidente do TRT-14, desembargador Ilson Alves Pequeno Junior.

Na sequência, o conselheiro do Conselho Nacional de Justiça Guilherme Guimarães Feliciano ministra a conferência de abertura sobre Poder Judiciário, Emergência Climática e Florestas. Ao longo do dia, também estão previstas palestras sobre modelos colaborativos de inovação e o uso de inteligência artificial nos Centros de Inteligência da Justiça do Trabalho, com o juiz Cristiano Gomes Mazzini e o próprio Feliciano.

No segundo dia, as discussões se voltam aos temas de sustentabilidade e justiça social, com palestra do professor Rodrigo Godoy, seguida de um treinamento teórico e prático voltado à segurança de magistrados(as), conduzido por agentes da Polícia Civil de Rondônia.

As atividades se encerram no terceiro dia com uma palestra da juíza do Trabalho Luciana Paula Conforti, que abordará as convenções fundamentais da OIT, a Agenda 2030 da ONU e os protocolos de julgamento do CNJ e do CSJT.

Alinhado aos compromissos da Agenda 2030 da ONU, além dos debates temáticos, o encontro promove momentos de formação prática, reflexões estratégicas e integração entre a magistratura da 14ª Região, fortalecendo o compromisso da instituição com a inovação, a sustentabilidade e uma atuação cada vez mais humanizada.


Secom/TRT-14 (Ana Lages com informações da Ejud-14)
Esta matéria tem caráter informativo, sem cunho oficial.
É permitida a reprodução mediante citação da fonte.

Compartilhar este post