Acre - Vara do Trabalho de Plácido de Castro comemora 15 anos de instalação
No último dia 14 de janeiro a Vara do Trabalho de Plácido de Castro, fronteira com a Bolívia, comemorou seus 15 anos de atuação no Estado do Acre. A unidade foi instalada no dia 14 de janeiro de 2004, a partir da Resolução Administrativa 024/2004, com base no art. 28 da Lei n. 10.770 de 21/11/2003.
A criação e instalação da Junta de Conciliação e Julgamento de Plácido de Castro/AC fez parte do processo de interiorização da Justiça do Trabalho, cujo objetivo é garantir acesso à Justiça para todos os brasileiros. Atualmente o quadro de lotação da Vara é composto pela juíza do trabalho titular Christiana D’arc Damasceno Sandim, pelos servidores Fernando Shirakura, Larissa da Silva Vieira de Lima, Heidson Ribeiro, Renato Nunes de Moraes, Washington da Silva Vilela e Wemerson Neri Magalhães.
Contexto histórico
No dia 21 de fevereiro de 2005, a vara realizou sua primeira audiência, na época de instalação, sua jurisdição abrangia os municípios de Plácido de Castro e Acrelândia. Nesses 15 anos, teve apenas dois juízes titulares, sendo o juiz Jairo Silva Santana, que atuou de 2005 a 2007 e a juíza Christiana D’arc Damasceno Sandim, que permanece até o presente momento.
Os primeiros servidores lotados em 2005 foram Joaquim Valdeci de Oliveira Neto, Márcia Fernanda Costa, Maria De Fátima Barroso de Abreu e Solange Teixeira de Assunção.
Em 2017 foi destaque como a segunda Vara do Trabalho do Brasil que mais julgou processo recebidos e como a primeira unidade de primeiro grau com 100% dos processos por meio eletrônico (Pje) do Tribunal Regional do Trabalho da 14ª Região.
A juíza Christiana D’arc Sandim enalteceu o esforço da equipe. “A dedicação de toda nossa equipe foi elogiável nesse fato histórico, que consolida a importante transição iniciada em todo o País com o giro copernicano de implantação do Pje”, parabenizou.
Responsabilidade Sócioambiental
Além do destaque em julgamento de processos, a Vara de Plácido de Castro vem se evidenciando com um trabalho pelo meio ambiente junto a estudantes dos turnos matutino e vespertino da Escola Municipal de Ensino Fundamental Elias Mansour Simão com coletas de garrafas pets, kits educacionais e palestras com temas diversos.
Já foram distribuídos 41 kits e recebidas 490 garrafas, as quais foram pintadas e transformadas pela equipe da Vara em vasos para a construção de jardins suspensos na sede da Unidade.
Secom/TRT14 (Mirna Carolina / Celso Gomes) (Fotos VT Plácido de Castro, c/ apoio do NGD)
Esta matéria tem caráter informativo, sem cunho oficial.
É permitida a reprodução mediante citação da fonte
(Atualizada dia 20/1 às 14h04)