Arraial do Trabalho celebra cultura e cidadania com ações em prol do trabalho decente



Evento contou com tenda de atendimento do TRT-14, bingo educativo e participação de diversos parceiros
Comidas típicas, apresentações culturais, feira de empreendedores locais e serviços de cidadania marcaram a noite da sexta-feira (18/7), em Porto Velho (RO), durante a realização do Arraial do Trabalho – Uma festa pelo Trabalho Decente. O evento teve como foco principal a conscientização sobre a importância do trabalho digno e o combate às práticas ilegais, como o trabalho infantil e o trabalho escravo.
A iniciativa foi realizada de forma conjunta pelo Ministério Público do Trabalho (MPT), o Tribunal Regional do Trabalho da 14ª Região (RO/AC) e a Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (MTE), com apoio de diversas instituições públicas e sociais.
Entre os apoiadores, destacam-se a Prefeitura de Porto Velho, por meio da Semtran, Semdestur e Emdur, o Núcleo de Práticas Jurídicas da Universidade Federal de Rondônia (UNIR), o projeto Giro Empreendedor, a cooperativa de coleta seletiva Catanorte, o Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB), a Central Única dos Trabalhadores (CUT), o Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia (TRE/RO), a Polícia Militar de Rondônia (PM/RO) e a Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Rondônia (OAB/RO).
Conscientização
Durante o evento, o TRT-14 contou com uma tenda institucional onde foram disponibilizados atendimentos de atermação trabalhista e ações de conscientização sobre o combate ao trabalho infantil e o estímulo à aprendizagem, promovidas pela Comissão Regional do Programa de Combate ao Trabalho Infantil e Estímulo à Aprendizagem, representada pela juíza do trabalho Sabina Helena Silva de Carvalho Rodrigues.
Além da programação cultural, com show de forró da Patrícia Morais, o evento também foi marcado pelo cuidado com a sustentabilidade, com a realização de coleta seletiva de resíduos durante toda a festa.
A programação contou ainda com a participação das Mães Atípicas, que expuseram e comercializaram produtos e artesanatos produzidos por mães de crianças com deficiência, fortalecendo o empreendedorismo inclusivo. Outro destaque foi o animado Bingo do Trabalho, que distribuiu brindes temáticos sobre o combate ao trabalho infantil e sorteou cinco cestas agroecológicas doadas por agricultores familiares atingidos por barragens, com apoio do MAB.
O vice-presidente e corregedor regional do TRT-14, desembargador Carlos Augusto Gomes Lôbo, ressaltou a importância da atuação conjunta entre os órgãos públicos e a sociedade civil: “Para nós é uma grande honra estar nessa festividade em prol do trabalho decente e trazendo inclusive serviços do Ministério Público e da Justiça do Trabalho e diversos parceiros. Rondônia, por exemplo, tem recebido muitas denúncias de trabalho escravo, então a promoção do trabalho decente não é um esforço isolado. É preciso união e comprometimento para construirmos um futuro em que todas as pessoas tenham acesso a direitos fundamentais e a oportunidades justas de trabalho”, destacou.
O Arraial do Trabalho reforça o compromisso das instituições com a valorização da cidadania, da justiça social e da dignidade humana, além de aproximar os serviços públicos da população por meio da cultura e da informação.
📱 Junte-se à comunidade do TRT-14 no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!
Secom/TRT-14 (Ana Lages/Fotos: Luiz Alexandre)
Esta matéria tem caráter informativo. É permitida a reprodução mediante citação da fonte.