“Campanha Faça Bonito” contou com a mobilização da Justiça do Trabalho em Rondônia e Acre

A data de 18 de março demarca a luta pelos direitos humanos de crianças e adolescentes no combate ao abuso e exploração sexual.

O movimento contra a exploração sexual de crianças e adolescentes, no último dia 18, contou com a participação efetiva da Justiça do Trabalho nos estados de Rondônia e Acre. A data, que marca o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, envolveu magistrados(as) e servidores(as) como parte da Campanha Faça Bonito.

Na capital acreana, a presidente da Comissão Regional de Combate ao Trabalho Infantil e de Estímulo à Aprendizagem do Tribunal Regional do Trabalho da 14ª Região (RO/AC), juíza do Trabalho Daniele Adriana Stanislowski, participou de uma mobilização em frente ao Palácio Rio Branco, em parceria com o 1º Conselho Tutelar do Município. A caminhada contou com a participação de diversos segmentos da sociedade, crianças e adolescentes. Na sexta-feira (19/5), a magistrada se fez presente também nas atividades de conscientização junto às mães e alunos na Escola Estadual de Ensino Fundamental Governador José Augusto, em parceria com o Conselho.

Da mesma forma, em Porto Velho (RO), no dia 18, a juíza do Trabalho Substituta da 1ª Vara do Trabalho de Porto Velho, Sabina Helena Silva de Carvalho Rodrigues, que também é membro da Comissão Regional, esteve em uma roda de conversa com pais e crianças que fazem parte do projeto Tribo de Zion, na Escola Municipal de Ensino Fundamental Estela de Araújo Compasso. Na ocasião, ressaltou a importância da data como marco para mobilizar e sensibilizar a sociedade no sentido de proteger as crianças e adolescentes. “É necessário garantir a toda criança e adolescente o direito ao seu desenvolvimento de forma segura e protegida, livre do abuso e da exploração sexual”, afirmou.

Também participaram da ação a chefe da Divisão de Sustentabilidade, Acessibilidade, Programas Sociais, de Iniciativas Nacionais e Gestão de Projetos do TRT-14, Jaqueline da Silva Ramos, a conselheira tutelar  Ângela Fortes e a psicóloga Iara Cahú. Ambas também contribuíram para explicar os fatores de risco e vulnerabilidade, bem como os canais de denúncia e acolhimento.

A juíza Sabina Helena ressaltou a importância da proteção às crianças e adolescentes durante Roda de Conversa em escola na zona leste de Porto Velho

Ji-Paraná

No coração de Rondônia, a Justiça do Trabalho, por meio da 1ª Vara do Trabalho de Ji-Paraná (RO), participou da “Caminhada Faça Bonito”, a convite da Prefeitura Municipal. O evento contou com a presença do juiz do Trabalho Titular Carlos Antonio Chagas Junior, da diretora de Secretaria, Aldeci Maia e do policial judicial Edvagner da Silva.

A caminhada que promoveu a conscientização do Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes partiu do Ministério Público e encerrou em frente à sede da Secretaria Municipal de Assistência Social e da Família (Semasf).

Campanha Faça Bonito

Esse é o 23º ano de mobilização do Dia 18 de Maio, instituído pela Lei Federal n. 9.970/00, uma conquista que demarca a luta pelos direitos humanos de crianças e adolescentes. A edição deste ano marca os 50 anos do assassinato da menina Araceli Crespo, ocorrido em 18 de maio de 1973, na cidade de Vitória (ES). Um crime bárbaro que chocou todo o país e ficou conhecido como o “Caso Araceli”.

A campanha, organizada pelo Comitê Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes e a Rede ECPAT Brasil, tem como símbolo uma flor, como uma lembrança dos desenhos da primeira infância, além de associar a necessidade de cuidado e proteção para um desenvolvimento saudável. A chamada “Faça Bonito. Proteja nossas crianças e adolescentes.” quer chamar a sociedade para assumir a responsabilidade na proteção de crianças e adolescentes das diversas violências sexuais.



Secom/TRT14 (Luiz Alexandre, com informações da Campanha Faça Bonito)
Esta matéria tem caráter informativo, sem cunho oficial.
É permitida a reprodução mediante citação da fonte.

(Última atualização em 26/5/23, às 9h44)

Compartilhar este post