Corregedor da JT destaca importância da Correição para a melhoria da gestão nas Varas do Trabalho

 

 
A Ata de Correição é uma ferramenta de contribuição para a melhoria da gestão das Varas do Trabalho e deve ser usada por magistrados e servidores para alinhar as ações aos objetivos e metas do TRT da 14ª Região. A recomendação foi feita pelo desembargador do Trabalho, Ilson Alves Pequeno Junior, no exercício da vice-presidência e da Corregedoria do TRT14, durante os trabalhos correicionais na 2ª Vara do Trabalho de Ji-Paraná/RO, no período de 22 a 24 de agosto.
 
Na ocasião, o desembargador possibilitou a criação de um canal de comunicação com a Corregedoria e a integração com a equipe local ao destacar a missão, visão e valores da instituição como instrumento de planejamento estratégico.
 
Ao coletar os dados, a Corregedoria identificou que a unidade diminuiu em 31% o estoque de processos pendentes de solução, no período de 31/12/2011 a 31/07/2012, baixando de 221 para 152 os processos. O desembargador Ilson Pequeno recomendou ainda algumas práticas para elevar a produtividade, que em 2010 esteve acima dos 93%.
 
O Corregedor ressaltou para que sejam identificadas, pelo juiz gestor da Vara e por seus colaboradores internos, as possíveis situações que possam influenciar negativamente na contribuição da unidade para a gestão estratégica do Regional, sugerindo aos magistrados e à diretoria da Secretaria que utilizem a ata de correição como uma ferramenta de condução e monitoramento da gestão dos trabalhos da unidade jurisdicional.
 
Um registro especial na Ata de Correição homenageou o juiz titular da 2ª Vara do Trabalho de Ji-Paraná, Ricardo Turesso, aposentado recentemente pelo Tribunal: "O eminente magistrado, que na sua vida profissional ostenta a experiência, dentre outras, de bacharel em Direito pela Faculdade de Direito de Presidente Prudente, serventuário de cartório, advogado militante, homenageado professor das ciências Jurídicas da Universidade Federal de Rondônia, Juiz de Direito do egrégio Tribunal de Justiça do Estado de Rondônia e, por derradeiro, Juiz do Trabalho do Tribunal Regional do Trabalho da 14ª Região, semeou em toda sua história exemplos de dedicação e amor ao servir. Consta do acervo histórico deste Tribunal Regional registros de uma trajetória voltada à proteção da sociedade sob sua égide, sempre deixando transparecer espírito de respeito e reverência, sobremaneira aos projetos institucionais e varas itinerantes, sendo o primeiro juiz, a nível nacional, a conduzir audiência em tribo indígena no âmbito amazônico. Sua Excelência o Corregedor-Regional sente-se especialmente honrado por ter testemunhado a aludida trajetória de um magistrado austero e ao mesmo tempo sensível às sutilezas do cotidiano laboral, e que após ter desafiado o implacável turbilhão do tempo, concluiu mais um ciclo de sua existência, deixando saudades e exemplos próprios de uma espécime distinta de toda uma geração. A história desta egrégia região confunde-se com a do MM Juiz RICARDO TURESSO, sendo ele merecedor de nossas homenagens, e que DEUS na sua imensa bondade e misericórdia possa abençoá-lo como um filho amado, concedendo-lhe paz, saúde e prosperidade no desempenho de outras missões que o aguardam. Em nome de todos os magistrados, servidores do egrégio Tribunal Regional do Trabalho da 14ª Região, e em particular daqueles lotados na 2ª Vara de Ji-Paraná, receba nossos sinceros agradecimentos".
 
O corregedor enfatizou também que a 2ª VT de Ji-Paraná será a segunda correição do ano de 2013, em fevereiro, ocasião onde será realizado o desdobramento, a nível local, do Planejamento Estratégico do Tribunal.
 
Ascom TRT 14
Esta matéria tem caráter informativo, sem cunho oficial.
Permitida a reprodução mediante citação da fonte ASCOM/TRT14
Siga o Twitter @TRTNoticia

Compartilhar este post