Correição na 4ª Vara do Trabalho de Porto Velho (RO) aponta melhoria de indicadores de desempenho na prestação jurisdicional
Dados indicam evolução da unidade no atendimento ao jurisdicionado
A Corregedoria Regional do Tribunal Regional do Trabalho da 14ª Região (RO/AC) encerrou a correição na 4ª Vara do Trabalho de Porto Velho (RO), onde destacou a evolução da unidade quanto à produtividade, taxa de congestionamento, prazo médio no conhecimento, sentenças líquidas, entre outros pontos avaliados pela corregedoria. Os dados foram apresentados na última terça-feira (31).
Junto aos magistrados e servidores, a corregedora e presidente do TRT-14, desembargadora Maria Cesarineide de Souza Lima, ressaltou os dados sobre a produtividade da unidade, que alcançou índice de 84,73% e taxa de congestionamento com 19,68%, mantendo-se melhor que a mediana do Tribunal e Varas Similares.
Cesarineide destacou ainda o desempenho da unidade em relação aos prazos médios na fase de conhecimento. “Do ajuizamento da ação até a prolação da sentença passou de 72,63 dias em 2021 para 69,61 no período correcionado. Do ajuizamento da ação até a realização da 1ª audiência apresentou redução de 46,05 dias em 2020 para 25,09 dias no período correcionado. Da realização da 1ª audiência até o encerramento da instrução, saiu de 53,28 dias em 2021 para 50,81 no período correcionado. Da conclusão até a prolação da sentença de 5,35 dias em 2020, para período correcionado - 5,55 dias”.
“Em relação a fase de liquidação, a 4ª VT apresentou excelente recuperação se comparamos o prazo entre o início e término da liquidação em 2020, que era de 162,59 dias, chegando a 56,04 dias em 2021 e atingindo 47,84 dias no período correcionado”, destacou Maria Cesarineide.
Referente aos prazos de secretaria, a unidade apresentou ótimo desempenho quanto aos prazos para cumprimento de determinações (1,5 dias) e proferir despacho (3,54 dias).
Considerando o Índice Nacional de Gestão de Desempenho da Justiça do Trabalho (I-GEST), atualizado até 31/3/2022, a Vara figura na posição 58ª no geral e na 8ª entre as unidades do Regional do TRT-14, encontrando-se no primeiro quartil. Sua melhor colocação foi no final de 2021, chegando a ser a 18ª melhor vara do país. No IGEST14, nos últimos seis meses, oscilou entre a 12ª e 24ª posições.
A corregedora reforçou que, mesmo com as dificuldades dos últimos dois anos, em meio à pandemia, “a Justiça do Trabalho não se distanciou da sociedade. Nos reinventamos para atender melhor os jurisdicionados. O resultado alcançado pela 4ª VT de Porto Velho comprova a manutenção da prestação jurisdicional. A unidade conta com uma equipe comprometida e dedicada que resulta no excelente desempenho na prestação jurisdicional”, registrou.
A juíza Andrea Alexandra Barreto Ferreira, titular da referida Vara, agradeceu o reconhecimento do trabalho da equipe. “O resultado é consequência do trabalho da equipe como um todo. Contamos com servidores(as) e estagiários(as) empenhados em prestar um serviço de excelência para a sociedade”, concluiu.
>> Confira a Ata de Correição na íntegra
Secom/TRT14 (Munique Furtado)
Esta matéria tem caráter informativo, sem cunho oficial.
É permitida a reprodução mediante citação da fonte