Curso de História e Política do Direito do Trabalho Ocidental e da Justiça do Trabalho do Brasil é promovido pela Escola Judicial do TRT-14

Em modalidade híbrida, a formação foi ministrado pelo desembargador Manoel Carlos Toledo Filho, do TRT-15, de Campinas

A Escola Judicial do Tribunal Regional do Trabalho da 14ª Região (Ejud-14) promoveu o curso História e Política do Direito do Trabalho Ocidental e da Justiça do Trabalho do Brasil, ministrado presencialmente pelo desembargador Manoel Carlos Toledo Filho, do Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região (Campinas). A capacitação foi realizada no Auditório do Tribunal Regional do Trabalho da 14ª Região (RO/AC), em formato híbrido, no dia 26 de março, das 8h30 às 16h. O evento contou com um público diverso de mais de cem pessoas, incluindo magistrados(as), servidores(as), dirigentes sindicais, professores(as) e estudantes universitários de todo o Brasil.

A formação abordou um retrospecto da História do Direito do Trabalho, partindo das revoltas de escravizados do Império Romano, até um exame apurado do contexto dos fatos sociais, políticos e econômicos que estimularam o surgimento da legislação do trabalho no plano internacional-ocidental. A partir de episódios concretos da história do ocidente, o desembargador repercutiu sobre movimentos sociais e políticos até os dias de hoje, dissertando sobre os pilares do debate jurídico-econômico, e finalizando sobre a crise e crítica contemporânea do Direito do Trabalho no Brasil.

O desembargador Manoel Carlos Toledo Filho possui graduação, mestrado e doutorado em Direito pela Universidade de São Paulo, e sua principal área de pesquisa é o Direito do Trabalho e o Direito Processual do Trabalho Comparado, especialmente no âmbito sul-americano. Possui diversos trabalhos publicados no Brasil e no Exterior, sendo que seu livro mais recente, escrito em conjunto, foi publicado em maio de 2018, pela editora LTR, “Comentários à Lei da Reforma Trabalhista: Dogmática, Visão Crítica e Interpretação Constitucional”.


Secom/TRT-14
Esta matéria tem caráter informativo, sem cunho oficial.
É permitida a reprodução mediante citação da fonte.

Compartilhar este post