Elas em Pauta: TRT-14 realiza capacitação para fortalecer combate à desigualdade de gênero
Notícia em Áudio
Curso voltado à magistradas, magistrados e conciliadores (as), aborda novas abordagens para uma Justiça mais sensível às necessidades femininas.
O Tribunal Regional do Trabalho da 14ª Região (RO/AC) intensifica a campanha "Elas em Pauta" com capacitação para magistradas, magistrados, conciliadoras e conciliadores e demais servidores e servidoras interessados em atuar na conciliação. A iniciativa, promovida pelo Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec) e de seus Centros Judiciários de Métodos Consensuais de Solução de Disputas (Cejusc), visa dar visibilidade às demandas das mulheres no trabalho, utilizando a conciliação.
Capacitação aborda conciliação e perspectiva de gênero
Em 3 de março de 2026, das 8h30 às 12h30, o TRT-14 promoverá treinamento remoto sobre conciliação com perspectiva de gênero, comunicação sensível e práticas de acolhimento. A participação é facultativa, via formulário eletrônico.
"Elas em Pauta": um compromisso com a equidade de gênero
A campanha, com audiências de 9 a 13 de março, busca soluções para questões femininas no trabalho, utilizando a conciliação como instrumento de escuta qualificada, empoderamento e pacificação social. As inscrições para inclusão de processos estão abertas.
Como participar?
Podem ser incluídos na pauta especial do Cejusc processos em que a mulher seja parte na ação, seja como trabalhadora ou como representante de empresa, em qualquer fase processual, inclusive em grau de recurso no TRT-14 ou no Tribunal Superior do Trabalho (TST). Para participar, basta manifestar interesse na conciliação.
A solicitação pode ser feita via formulário eletrônico “Quero Conciliar”, disponível no portal do TRT-14. Também é possível encaminhar pedido à Secretaria-Geral Judiciária pelo e-mail sgj@trt14.jus.br, pelo telefone (69) 3218-6404 ou pelo balcão virtual. A ação está alinhada com as políticas do TST e CSJT, e com a Agenda 2030 da ONU.
Ccom/TRT-14 (Yonara Werri)
Esta matéria tem caráter informativo, sem cunho oficial.
É permitida a reprodução mediante citação da fonte.
