Inicia em Porto Velho o 24º Encontro institucional de Magistrados do TRT da 14ª Região
A Justiça do Trabalho, por meio da Escola Judicial (Ejud) do Tribunal Regional do Trabalho da 14ª Região RO/AC (TRT14), iniciou nesta segunda-feira, 17/10, no edifício sede do Tribunal, em Porto Velho, o 24º Encontro Institucional de Magistrados. A abertura do evento contou com atividade cultural, palestras e minicurso.
O presidente do Regional, desembargador Shikou Sadahiro, destacou a importância da realização do encontro com magistrados e registrou o empenho da Ejud. "Parabenizo a Escola Judicial por promover eventos como esse que trazem o tema da reforma trabalhista. Vejo que nós sairemos mais fortes, a magistratura sairá maior. Tenho orgulho da magistratura da 14ª região", finalizou.
A diretora da Ejud, desembargadora Vania Maria da Rocha Abensur, falou da oportunidade do diálogo, principalmente no momento que a Justiça do Trabalho está passando. "A Escola Judicial tem se preocupado com o tema da Reforma Trabalhista e por isto estamos promovendo encontros como este para que possamos discutir. É um momento muito delicado que o país passa. Precisamos ficar atentos como vamos decidir", afirmou a magistrada.
A palestra de abertura ficou por conta do desembargador Bento Herculano Duarte Neto, vice-presidente e diretor da Escola Judicial do TRT do Rio Grande do Norte (TRT21), com o tema "Reforma Trabalhista, que abordou os pontos da Lei 13.467/2017". "A reforma de fato foi bastante vasta, com a alteração de diversos dispositivos e boa parte deles irão gerar muitas dúvidas a respeito da interpretação, isso gera uma preocupação. Só o tempo irá dizer o que vai valer efetivamente e o que não vai valer. Nós temos que reconhecer que a lei trás coisas boas e ao meu ver trás coisas que não são boas e precisa haver uma interpretação pois a lei está aí!" Finalizou.
Foi realizado minicurso sobre os principais impactos imediatos da Lei 13.467/2017 (Lei da Reforma Trabalhista) no cotidiano forense do juiz do trabalho, ministrado pelo juiz titular da vara do trabalho de Epitaciolândia, Dorotheo Barbosa Neto.
Ao final do primeiro dia do evento o PHD, Fisioterapeuta, doutor em ciências biomédicas, professor José Ronaldo Veronesi Junior, palestrou sobre a atuação e papel do fisioterapeuta na perícia técnica judicial.
O evento segue até sexta-feira(20/10) às 17h30, com palestras e debates com desembargadores, juízes, procuradores do trabalho palestrantes.
Ascom//TRT14