JT Portas Abertas: acadêmicos da Unir conhecem mais sobre os direitos dos domésticos e PJe-JT

Como parte do Programa de responsabilidade social - "Justiça do Trabalho Portas Abertas" -, o juiz do trabalho substituto Leonardo de Moura Landulfo, da 7ª Vara do Trabalho de Porto Velho, , conversou com os estudantes e tirou várias dúvidas sobre os novos direitos da categoria profissional. "É preciso levarmos esse conhecimento e tentar desmistificar que a emenda veio para onerar o empregador. Ela vem corrigir uma injustiça com esses tralhadores e igualá-los aos demais", explicou.
"Mesmo com o uso do teatro, o TRT tem se preocupado em repassar essas informações ao nosso público e o Programa JT Portas Abertas, junto com os demais programas sociais do Tribunal, vem exercendo esse importante papel", ressaltou a secretária Judiciária, Nazaré Pena.
Logo após, o secretário de Tecnologia e Informação, Robert Rosa, falou aos estudantes sobre o Processo Judicial Eletrônico (PJe-JT) que será implantado nas Varas do Trabalho de Porto Velho na terça-feira, dia 09. Além de prático e rápido, o novo sistema gera uma economia aos tribunais do trabalho de todo o país, já que não usarão mais papel, nem transporte para os processos. O PJe-JT já está em pleno funcionamento nas Varas do Trabalho de Rio Branco, Ouro Preto do Oeste, Ariquemes, Jaru e Vilhena.
Professor e monitor no Núcleo Avançado de Práticas Jurídicas do Fórum Trabalhista de Porto Velho, Silvio Roberto destacou a ação da Justiça Trabalhista: "Essa preocupação do TRT é de máxima importância para mostrar para os alunos o universo jurídico do Direito do Trabalho", enfatizou.
Conhecendo a história
Conduzidos pelas servidoras Dárcia Marinho e Raimunda Pedraça, os acadêmicos também conheceram a estrutura da Biblioteca Pública Valentin Carrion e o Memorial do TRT14. Na biblioteca, Dárcia falou da variedade de títulos especializados no Direito do Trabalho e sorteou alguns exemplares da Revista do TRT. Já no Memorial, Pedraça contou a trajetória da JT na região e as dificuldades de atuação na região amazônia.
Em entrevista ao programa de televisão do Tribunal, Justiça & Cidadania, o acadêmico Emerson Salvador gostou de conhecer o funcionamento e a história do TRT. "Sai da teoria da sala de aula", disse. Ingrid Souza completou dizendo que os conhecimentos adquiridos acrescentam bastante na vida acadêmica e vão ajudar na atividade profissional.
Clique nas fotos abaixo e veja a galeria no Flickr do TRT14
Ascom/TRT14 (Luis Alexandre)
Permitida a reprodução mediante citação da fonte ASCOM/TRT14
Siga: @TRTNoticia | facebook.com/TRT14
(69) 3211 6371 e 9976 1235