Juiz do trabalho fala sobre trabalho seguro e direitos básicos do trabalhador em Sena Madureira
Mais de 150 alunos da Escola Estadual de Ensino Médio Dom Júlio Mattioli, de Sena Madureira, interior do Acre, participaram de atividades do programa Justiça do Trabalho Vai à Escola e conheceram um pouco mais sobre direito do trabalhado e prevenção de acidentes do trabalho, na terça-feira (24), ação promovida pela Vara do Trabalho de Sena Madureira.
O juiz do trabalho Eduardo Galarça, titular daquela unidade trabalhista, ressaltou aos jovens estudantes, com idades entre 17 e 19 anos, sobre os direitos básicos do trabalhador, como anotações na Carteira de Trabalho, férias, 13º Salários e noções básicas sobre relacionamentos e comprometimento no ambiente do trabalho.
Galarça ressaltou ainda a importância dos cuidados e prevenção de possíveis acidentes no ambiente do trabalho, bem como o uso dos equipamentos de proteção individual em casos específicos. As orientações fazem parte de campanha do Tribunal Superior do Trabalho, denominada "Trabalho Seguro".
Muitos dos alunos já estão no mercado de trabalho e a maioria possui CTPS anotada pelos empregadores, de acordo com informações colhidas durante a palestra do juiz do trabalho.
O magistrado destacou ainda sobre o prazo prescricional para ajuizamento das ações na Justiça do Trabalho que é de dois anos, como também sobre as diferenciações de estagiários e empregados entre outros assuntos.
O evento que durou cerca de duas horas contou com o apoio dos servidores Célia Feliciano de Melo, Gleisson dos Santos Costa, Mauro Pinto de Souza, Miécio Carvalho Gomes de Sá, Cícero Pereira Correia e Francisco Gilson de Morais Machado, todos da Vara do Trabalho de Sena Madureira ¿ AC.
Ascom/TRT14 (Celso Gomes c/foto e informações de Miécio de Sá)
Permitida a reprodução mediante citação da fonte ASCOM/TRT14
Siga o Twitter @TRTNoticia - (69) 3211 6371