Juízes do TRT-14 fazem visita técnica em frigorífico da JBS
A visita faz parte do curso de formação dos magistrados que tomaram posse em abril de 2021
Magistrados do Tribunal Regional do Trabalho da 14ª Região (RO/AC) realizaram visita técnica à empresa JBS, na última sexta- feira (29/7), em Porto Velho (RO). A visita faz parte do curso de formação promovido pela Escola Judicial (Ejud-14).
Na visita, os magistrados foram recebidos pelo gerente da unidade industrial, Arnaldo Ramalho de Caldas, pela gestora de RH, Glenia Ribeiro Rocha e pela diretora jurídica da JBS, Indianara Moreira. Eles assistiram a um vídeo e a uma palestra sobre o sistema de processos de carnes bovinas da unidade. Em seguida, os magistrados do TRT-14 visitaram os setores de embalagem, expedição de carne e abate. Tanto magistrados quanto diretores da JBS fizeram uso dos equipamentos de proteção individual (EPIs).
A unidade visitada foi fundada em 17 de fevereiro de 2012 e hoje conta com 309 trabalhadores. A capacidade de abate é de 500 animais ao dia. Os empregados têm jornada de trabalho de 8h e uma pausa de 20 minutos a cada 1h e 40m, de segunda a sexta-feira.
A visita tem como objetivo o módulo regional de Formação Inicial dos novos magistrados aprovados no I Concurso Nacional Unificado da Magistratura do Trabalho. Segundo explicou a secretária executiva da Ejud, Liduína Maria, as visitas têm como propósito o conhecimento das atividades executadas pelos empregadores locais. “O conhecimento adquirido na atividade facilita o trabalho judicante, especialmente pelas peculiaridades do setor frigorífico”, esclareceu.
A juíza do Trabalho Substituta Luísa Azevedo Brugnoli Ribeiro, da 1ª Vara do Trabalho de Ji- Paraná (RO), enfatiza a importância da visita à JBS para os próximos processos trabalhistas. “Foi muito importante essa visita. Ao tempo de nossa posse na Justiça do Trabalho, ainda estávamos contingenciados pelas restrições sanitárias impostas pela pandemia da Covid-19, o que impossibilitou a visita. Hoje, foi possível sanar as dúvidas e conhecer o processo produtivo, o que facilitará a atividade instrutória", explicou.
Para o juiz Alexandre Moreira dos Santos Almeida, “é importante conhecer as condições de trabalho dos empregados do frigorífico”. É interessante porque nós tomamos conhecimento do processo de produção em depoimentos pessoais e testemunhais. A visita técnica, olhando com os próprios olhos, permite-nos conhecer cada tipo de atividade para que tenhamos sentenças mais próximas da realidade”, afirmou.
Uma nova visita técnica está agendada para sexta-feira (5/8), com a 2ª turma de magistrados. Fizeram parte da 1ª turma, além dos citados, os juízes Alyson Alves Pereira, Daniele Adriana Stanislowski, Luciano Henrique da Silva, Marina Bretas Duarte Morais, Sabina Helena Silva de Carvalho Rodrigues e Pollyanna Nunes Araújo.
Secom/TRT14 (Daiane Bezerra, sob supervisão de Luiz Alexandre)
Esta matéria tem caráter informativo, sem cunho oficial.
É permitida a reprodução mediante citação da fonte.
(Última atualização em 3/8/22, às 11h12)